Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/335
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
rosianedejesussantos.pdf1.36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barrére, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792105U4pt_BR
dc.contributor.referee1Scortegagna, Liamara-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771215J4pt_BR
dc.contributor.referee2Bolite Frant, Janete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721264P5pt_BR
dc.creatorSantos, Rosiane de Jesus-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4460618A8pt_BR
dc.date.accessioned2016-01-25T16:18:45Z-
dc.date.available2016-01-06-
dc.date.available2016-01-25T16:18:45Z-
dc.date.issued2015-05-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/335-
dc.description.abstractIn this study we investigated the organization of teaching practice math teacher of elementary school regarding the use of educational videos in the context of mathematics education. To play a video it is necessary that the teacher select and evaluate as the pedagogical and technical characteristics that are relevant to the context of use in the classroom. However the selection and evaluation of audiovisual materials are intuitively going by teachers. In the absence of mechanisms and criteria to support the selection of videos, constructed a taxonomy for classifying videos directed mathematics education, which aims to support the teacher in the selection of these materials. The objective was to also investigate and understand how occur evaluation and selection of videos by mathematics teachers through the built taxonomy. With these objectives, we sought to answer the following question: how the use of a taxonomy videos can support decision-making in the choice and selection of educational videos on mathematics education context? Within this research, we approached the theme of integration of Information and Communication Technologies in the school environment, the video in education and specifically in mathematics education, classification proposals and evaluation of instructional videos. Due to the characteristics and objectives of the research, we adopted a qualitative approach through field research, where cooperating as research subjects, nine math elementary school teachers from public schools in Juiz de Fora, performing an evaluation experiment videos and interviews. With the analysis of data obtained in the experiment, there were the difficulties of teachers in the use of videos in mathematical activities, as well as the role of taxonomy in a process of evaluation of videos and their contribution to the construction of the selection guide and review of educational videos aimed at math teachers.pt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa investigou-se a organização da prática pedagógica do professor de matemática do ensino fundamental em relação ao uso de vídeos didáticos no contexto da educação matemática. Para utilizar um vídeo é preciso que o professor selecione e o avalie conforme as características pedagógicas e técnicas que são relevantes para o contexto de utilização em sala de aula. No entanto a seleção e avaliação dos materiais audiovisuais estão acontecendo intuitivamente pelos professores. Diante da ausência de mecanismos e critérios que contribuam para a seleção dos vídeos, construiu-se uma taxionomia para classificação de vídeos direcionados á educação matemática, que objetiva apoiar o professor na seleção destes materiais. Objetivou-se, também, investigar e compreender como ocorrerá a avaliação e seleção dos vídeos pelos professores de matemática através da taxionomia construída. Com tais objetivos, buscou-se responder a seguinte questão: como a utilização de uma taxionomia de vídeos pode apoiar a tomada de decisão na escolha e seleção de vídeos didáticos no contexto da educação matemática? No âmbito desta pesquisa, abordou-se como tema a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar, o vídeo na educação e especificamente na educação matemática, propostas de classificação e avaliação de vídeos didáticos. Devido às características e objetivos da pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa através de uma pesquisa de campo, onde colaboraram, como sujeitos da pesquisa, nove professores de matemática do ensino fundamental das escolas públicas de Juiz de Fora, realizando um experimento de avaliação de vídeos e entrevista. Com a análise dos dados obtidos no experimento, verificaram-se as dificuldades dos professores no uso de vídeos nas atividades matemáticas, bem como, o papel da taxionomia em um processo de avaliação de vídeos e sua contribuição para a construção do guia de seleção e avaliação de vídeos didáticos destinados aos professores de matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectVídeos Didáticospt_BR
dc.subjectTaxionomiapt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSeleçãopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectInstructional Videospt_BR
dc.subjectTaxonomypt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectSelectionpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma taxionomia para o uso de vídeos didáticos para o ensino de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.