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dc.contributor.advisor1Teixeira, Faustino Luiz Couto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795795T5pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Fátima Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782613P4pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Paulo Gabriel Hilu da Rocha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723466H5pt_BR
dc.creatorCunha, Fawzia Oliveira Barros da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750094Z7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-09T13:55:12Z-
dc.date.available2017-02-09-
dc.date.available2017-02-09T13:55:12Z-
dc.date.issued2006-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3280-
dc.description.abstractThe issue discussed in this essay, which permeates its main goal is: How the Muslim women – not only the ones Muslim born or having Muslim ancestors but also the Brazilian ones converted to Islam – from the Mosque of Juiz de Fora (MG) are experiencing the Islamic praxis and eventually building an identity mainly upon the veil wearing. In order to study the Muslim women from Juiz de Fora we intend to focus on their living conditions, duties, experiences, and status in a city of christian tradition.The veil wearing makes all the difference and characterizes the typical Muslim identity. This essay tries to understand what identity those women are building: would it be useful to establish a political, religious, individual and collective border? We hold that the wearing of the ḥijāb (veil) is too complex and can be considered in Juiz de Fora not only as a symbolic component, part of the Muslim religious identity, but also as a subjective factor, which is reassuring those women by bestowing them a new personal identity.pt_BR
dc.description.resumoA questão que se coloca e que permeia o objetivo central desta dissertação é: como as mulheres muçulmanas da Mesquita de Juiz de Fora − tanto as conversas brasileiras sem ascendência muçulmana quanto às de origem ou ascendência muçulmana – estão vivenciando a prática islâmica e, possivelmente, construindo uma identidade a partir, principalmente, do uso do véu. Para estudar a mulher muçulmana em Juiz de Fora pretende-se enfocar as condições de vida, os deveres, a vivência dessas mulheres muçulmanas numa cidade de tradição cristã. O uso do véu diferencia e marca uma identidade tipicamente muçulmana. Essa dissertação tenta compreender que identidade estas mulheres estão construindo? Essa identidade serviria para marcar uma fronteira política, religiosa, individual ou coletiva? Sustentamos que o uso do ḥijāb ou véu é bastante complexo e pode ser considerado, em Juiz de Fora, tanto como um elemento simbólico constitutivo de uma identidade religiosa muçulmana, como também estar ressignificando subjetivamente estas mulheres, proporcionando-lhes uma nova identidade pessoal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIslamismopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleVéus sobre a Rua Halfeld: um estudo sobre as mulheres muçulmanas da mesquita de Juiz de Fora e o uso do véupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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