Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3264
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
robsonluisthome.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Miyagaki, Olímpio Hiroshi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783379E4pt_BR
dc.contributor.referee1Casagrande, Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760239Y9pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Alexandre Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764707J6pt_BR
dc.creatorThomé, Robson Luis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8336693Y0pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:14:12Z-
dc.date.available2017-01-16-
dc.date.available2017-02-07T14:14:12Z-
dc.date.issued2016-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3264-
dc.description.abstractThe objective of this work is to promote and increase the use of helper tools in learning mathematics associated this tools to innovative educational technologies. The motivation for choosing this theme is based on the good results achieved and the provision of effective systems and tools that proposes strengthening and learning motivation. At first we approached the educational system from the historical point of view both in the world and in Brazil under an evolutionary perspective connected to the interests and facts that transform education. In this context, we have identified political, religious and economic interests as major factors in the direction of the educational system. Technological developments and their consequences in education are presented and discussed as a link in the line between technology and education, mainly identified by different and active pedagogical proposals and the dissemination of computer systems. To complete we present the robotics and some of the main and most prestigious educational online platforms existing in Brazil. We detail the concept of platforms, showing their operability, business segments and advances in the development of learning. This work identified the potential that platforms can offer and how the association – technology and education – are present and insoluble in the contemporary education process, thereby consolidating a valuable tool identified by the dynamism and efficiency of itself.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de divulgar e incentivar o incremento de ferramentas auxiliadoras no aprendizado da matemática associadas às inovadoras tecnologias educacionais. A motivação para a escolha desse tema está baseada nos bons resultados obtidos e na oferta de sistemas e ferramentas eficazes que propõem o fortalecimento e a motivação do aprendizado. Inicialmente abordamos o sistema educacional do ponto de vista histórico, tanto no mundo quanto no Brasil, sob uma perspectiva evolutiva, ligadas aos interesses e fatos que transformaram a Educação. Nesse contexto, identificamos sobre tudo os interesses políticos, religiosos e econômicos como fatores preponderantes no rumo do sistema educacional. A evolução tecnológica e suas consequências na área educacional são apresentadas e abordadas como elo da sintonia entre a tecnologia e a educação, identificada principalmente pela disseminação dos sistemas computacionais e por propostas pedagógicas diferenciadas e atuantes. Finalizando, apresentamos a robótica e algumas das principais e mais conceituadas plataformas educacionais on-line existentes e disponíveis no Brasil. Detalhamos o conceito das plataformas, mostrando suas operacionalidades, segmentos de atuação e avanços no desenvolvimento do aprendizado. Nesse trabalho, identificamos o potencial e o alcance que as plataformas oferecem e o quanto a associação “tecnologia e educação” estão presentes e insolúveis no processo da educação contemporânea, consolidando-se assim uma ferramenta valiosa identificada pela dinamização e eficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizadopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas auxiliadoraspt_BR
dc.subjectHelper toolspt_BR
dc.subjectLearning mathematicspt_BR
dc.subjectEducational Technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleMétodos inovadores agregados à tecnologia como ferramentas auxiliadoras no aprendizado da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.