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dc.contributor.advisor1Berkenbrock, Volney José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708342D2pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee2Caputo, Stela Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBarros, Cristiane Amaral de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731788P4pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T14:12:04Z-
dc.date.available2017-02-07-
dc.date.available2017-02-07T14:12:04Z-
dc.date.issued2006-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3261-
dc.description.abstractAmong all the Afro-Brazilian religions composing the religious scene in Brazil, Umbanda is the only one to be considered truly brazilian, as it originated in this country, combining elements of African religions, Catholicism, Kardecist Spiritualism, Esotericism, and South American Indian practices, among others. The Umbanda religious cult reflects a great part of the aspirations, demands, conflicts, contradictions, and perspectives of the society where it developed. Its pantheon includes two intrinsically distinct female symbols, which are equally strong and significant of the feminine condition. Yemanja, originally an African mother goddess with notable power, is a feminine model par excellence of all the Afro-Brazilian pantheon, and presents, in Umbanda, an association of various distinct attributes which engendered her complex image of mother, woman, virgin, siren and saint, making her an essentially maternal and feminine, but almost asexual, entity. On the other side, there is Pomba-gira, a female figure with strong sexual, erotic and seductive content, present in this cult as another important symbol of femininity, representing different attributes, in contrast with those represented by Yemanja. Together with Yemanja, rather than by her side, Pomba-gira assumes, in Umbanda, the condition of great female entity, composing a contradistinctive complementary model of attributes inherent to feminine sexuality. The present study seeks to comprehend what Umbanda actually proposes in terms of image or model of femininity in its cut, separating so ostensively the feminine images of mother – Yemanja – and sexed woman – Pomba-gira. We intend to identify and understand the female image currently proposed by Umbanda, starting from the comprehension of evaluative and conceptual contents present in these two mythical figures, representing the feminine condition par excellence of their pantheon; and to what extent this image is present in the everyday life of Umbandist women.pt_BR
dc.description.resumoNo atual cenário religioso do Brasil, a umbanda seria, dentre as demais religiões afrobrasileiras, aquela considerada como verdadeiramente brasileira, por ter sido constituída neste país, a partir do encontro das tradições dos cultos africanos, católicos, kardecistas, esotéricos e ameríndios, dentre outros. Nessa religião, que reflete em seu culto grande parte dos anseios, demandas, conflitos, contradições e perspectivas da sociedade na qual se desenvolveu, compõem seu panteão dois símbolos femininos intrinsecamente distintos, mas igualmente fortes e significativos da condição feminina. Iemanjá, originariamente Grande Mãe africana, com notável poder, e modelo feminino, por excelência, de todo o panteão afro-brasileiro, apresenta, na umbanda, uma associação de vários atributos diferenciados que engendraram uma imagem complexa de mãe, mulher, virgem, sereia e santa, transformando-a em entidade essencialmente maternal, feminina, mas quase assexuada. De outro lado, surge Pomba-gira, personagem feminina com forte conteúdo sexual, erótico e sedutor, presente e atuante nesse culto como também uma grande imagem de feminino, representante de atributos distintos, diversos e bastante contrastantes daqueles representados por Iemanjá. Não ao lado de Iemanjá, mas junto com esta, Pomba-gira assume, na umbanda, a condição de grande entidade feminina, compondo um modelo complementar e contrastante de atributos inerentes à sexualidade feminina. Dessa forma, pretende-se compreender o que, realmente, a referida religião vem propor em termos de imagem ou modelo feminino em seu culto, distanciando de modo tão ostensivo o imaginário feminino da mãe – Iemanjá – e o da mulher sexualizada – Pomba-gira. O presente estudo se propõe a encontrar algumas respostas que contribuam para identificar e compreender qual vem a ser, na atualidade, a imagem proposta de feminino dentro da umbanda, a partir da compreensão dos conteúdos valorativos e conceituais contidos nessas duas representantes míticas, por excelência, da condição feminina de seu panteão, e em que medida essa imagem se apresenta e se insere no cotidiano da vida das mulheres umbandistas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectIemanjápt_BR
dc.subjectPomba-girapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectSexualidade femininapt_BR
dc.subjectImagens femininaspt_BR
dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectYemanjapt_BR
dc.subjectPomba-girapt_BR
dc.subjectWomampt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectFemininept_BR
dc.subjectFeminine sexualitypt_BR
dc.subjectFeminine imagespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Religionspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleIemanjá e pomba-gira: imagens do feminino na umbandapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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