Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3247
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovanicammarotagomes.pdf4.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Rotondo, Margareth Aparecida Sacramento-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794T6pt_BR
dc.contributor.referee2Sancovschi, Beatriz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765124J6pt_BR
dc.contributor.referee3Leite, César Donizetti Pereira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799545J4pt_BR
dc.creatorGomes, Giovani Cammarota-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4214623U7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-07T13:19:57Z-
dc.date.available2016-12-19-
dc.date.available2017-02-07T13:19:57Z-
dc.date.issued2013-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3247-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a research that aims to investigate how cognitive policies operate in Mathematics Education. For this, we as intercessors, the notion of cognition inventive proposal by Virginia Kastrup and more closely two models commonly used in the area: the Theory of Conceptual Fields, of Gerard Vergnaud, and the Model of Semantic Fields, of Rômulo Lins. The dissertation unfolds into two books. In one of their fabulations are made from the mathematics’s  classroom,   operating with models of learning and cognition with which this research dialogues. These fabulations are narrative constructions that operate with the models leading to explicitation of the implications of these models for the classroom math. Operating with the inventive cognition, one will fabulation thus becoming anti-model one, which puts the idea of model in motion forcing its limits. In another book, the objective is by study the Theory of Conceptual Fields and Model of Semantic Fields, discussing the concepts that underlie them, placing them as theories that are in connection with the ideas of Piaget and Vygotsky, respectively.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação se constitui junto a uma pesquisa que tem por objetivo investigar como políticas cognitivas operam em Educação Matemática. Nesse sentido, constrói-se, como intercessores, a noção de cognição inventiva proposta por Virgínia Kastrup e, mais de perto, dois modelos comumente utilizados na área: a Teoria dos Campos Conceituais, de Gerard Vergnaud, e o Modelo dos Campos Semânticos, de Rômulo Lins. O texto dissertativo desdobra-se, pois, em dois livros. Em um deles são compostas quatro fabulações junto à sala de aula de matemática, que operam com os modelos de aprendizagem e de cognição com os quais dialoga esta pesquisa. Essas fabulações são construções narrativas que operam com os modelos levando à explicitação das implicações desses modelos para a sala de aula de matemática. Uma delas, porém, ao operar com a noção de cognição inventiva, produz uma fabulação que vai constituindo(-se) em um antimodelo, ou seja, naquilo que coloca a ideia de modelo em movimento, forçando seus limites. No outro livro, o objetiva-se ao estudo da Teoria dos Campos Conceituais e do Modelo dos Campos Semânticos, discutindo-se as noções que a eles subjazem, situando-os como teorizações que estão em conexão com as ideias de Piaget e Vigotski, respectivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInvençãopt_BR
dc.subjectPolíticas cognitivaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectInventionpt_BR
dc.subjectTheory of conceptual fieldspt_BR
dc.subjectModel of semantic fieldspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFabulações e modelos ou como políticas cognitivas operam em educação matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.