Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3238
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
renatabittencourtprocopio.pdf9.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Souza, Patrícia Nora de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778488Z4pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Sandra Helena Correia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228754P1pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768949H4pt_BR
dc.creatorProcópio, Renata Bittencourt-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4130695A2pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-06T18:56:36Z-
dc.date.available2017-02-06-
dc.date.available2017-02-06T18:56:36Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3238-
dc.description.abstractThe present paper aims at investigating the use of visual resources in the teaching and learning of vocabulary in a foreign language, based on a pedagogical orientation which explores the reading of visuals, aiming at better comprehension of the meanings and usages of vocabulary. Initially, it presents a theoretical reflection which contextualizes the debate about visual literacy. Continuing in the theoretical arena, it discusses approaches to the teaching and learning of vocabulary, as well as the relationship between visual resources and the learning of vocabulary, emphasizing the relevance of such resources for the inference and retention of lexical knowledge. To follow, it analyses the vocabulary exercises contained within contemporary textbooks of English as a Foreign Language (EFL) in order to identify, in particular, the treatment given to visuals in the teaching and learning of vocabulary. This paper points out that the selection and use of the visual resources in the textbooks analyzed, rarely contribute to a more meaningful learning of vocabulary. Nor do they consider the interaction between visual and verbal resources, which are an important support in the construction of lexical knowledge. Based on this result, I selected a vocabulary activity from an EFL textbook which contains visual resources for the empirical experiment. This activity was used in the data collection which involved two groups of students. The first group carried out the activity proposed by the book without any alteration. The second group was treated differently. These students carried out the same activity, however, with some additional questions, which explore the visual resources and their relation to the verbal ones, elaborated according to the literacy theories discussed in the theoretical section. The results obtained in vocabulary tests show that the second group presented comparatively more learning of the target vocabulary, providing evidence of the importance of enabling the student to explore the visual resources, in order that they actually become a supportive element in the teaching and learning of vocabulary.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva investigar o uso dos recursos visuais no ensinoaprendizagem de vocabulário em língua estrangeira, a partir de uma orientação pedagógica que explore a leitura dos visuais, visando uma melhor compreensão dos significados e usos do vocabulário. Inicialmente, apresenta-se uma reflexão teórica que contextualiza o debate sobre o letramento visual. Ainda no âmbito teórico, discutem-se as abordagens de ensinoaprendizagem de vocabulário, bem como a relação dos recursos visuais com o aprendizado de vocabulário, destacando-se a relevância de tais recursos para a inferência e retenção do conhecimento lexical. Na seqüência, faz-se uma análise dos exercícios de vocabulário presentes nos livros didáticos contemporâneos de inglês como língua estrangeira a fim de identificar, em particular, o tratamento dado aos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário. A análise aponta que a seleção e a exploração dos recursos visuais nos livros didáticos raramente contribuem para um aprendizado mais significativo do vocabulário, bem como não contemplam a interação entre os recursos visuais e verbais, um apoio importante na construção do conhecimento lexical. Com base nesse resultado, selecionou-se uma atividade de vocabulário de um livro didático de inglês como língua estrangeira que contém recursos visuais para o experimento empírico. Essa atividade foi utilizada na coleta dos dados que envolveu dois grupos de alunos. O primeiro grupo fez a atividade proposta pelo livro didático sem nenhuma alteração. O segundo grupo recebeu tratamento diferenciado. Ele foi exposto à mesma atividade, porém, com algumas questões que exploram os recursos visuais e sua relação com o verbal, elaboradas a partir das teorias de letramento discutidas no plano teórico. Os resultados obtidos nos testes de vocabulário apontam que, na condição comparativa, o segundo grupo apresentou maior aprendizado do vocabulário-alvo, evidenciando a importância de capacitarmos o aluno a explorar os recursos visuais para que estes sejam, de fato, um elemento de apoio no ensino-aprendizagem de vocabulário.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos visuaispt_BR
dc.subjectLetramento visualpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de vocabuláriopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectLivro didático contemporâneopt_BR
dc.subjectVisual resourcespt_BR
dc.subjectVisual literacypt_BR
dc.subjectTeaching and learning of vocabularypt_BR
dc.subjectForeign languagept_BR
dc.subjectContemporary textbookpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleOs recursos visuais no ensino-aprendizagem de vocabulário em língua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.