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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798779E9pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Daniela Motta de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777678T1pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Renata Maldonado da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790688T7pt_BR
dc.creatorCardoso, Marianna Palace-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4445688A5pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T12:07:14Z-
dc.date.available2017-01-13-
dc.date.available2017-02-02T12:07:14Z-
dc.date.issued2016-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3184-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the formation of teachers in the context of the new capitalist sociability from a specific acceleration policy to students’ learning implemented in the State of Minas Gerais - Program “Acelerar Pra Vencer”. The goal is to understand how the principles and strategies of the program, implemented in 2008 by the State of Minas Gerais Education, corroborate the globalization of the capital, a new way of being, thinking and acting as a capitalist. The main question of this research is: How the mineiro Program Acceleration to Learning "Acelerar Para Vencer" (PAV) is included in teacher education policy, considering the state reform context in Minas Gerais. In this sense, I started from the following question analyze this movement based on historical dialectic materialism method, conducting a survey to raise some essential aspects since the 1990s, allowing the understanding of current educational environment. It is necessary to understand the actual conjuncture, such as teacher training is carried forward the requirement for success in targeted educational policies such as the program “Acelerar Para Vencer”, rising the educational quality as required. In this sense, compensatory education, technical and large scale, which includes the acquisition of new values, skills and specific skills, it becomes essential and sufficient to solve historical gaps in education, forming a "new type" of teacher, molded into this new capitalist sociability. That said, we see this training is aimed at a technical perspective, pragmatic, managerial, according to the neoliberal assumptions. It is important to emphasize that these actions refer to the business model that has been reported to education, preparing their students exclusively to simple work, thus constituting the labor market, boosting the development of the country, and the world economy.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação busca analisar a formação de professores no contexto da nova sociabilidade capitalista a partir de uma política específica de aceleração da aprendizagem discente implementada no Estado de Minas Gerais – Programa “Acelerar Para Vencer” (PAV). O objetivo é compreender de que maneira os princípios e estratégias do PAV, implementado em 2008 pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais (SEEMG), corroboram com os pressupostos da mundialização do capital, de uma nova forma de ser, pensar e agir capitalista. A questão norteadora dessa pesquisa é: Como o Programa mineiro de Aceleração da Aprendizagem "Acelerar para Vencer" (PAV) se insere na política de formação de professores, considerando o contexto de reforma estatal em Minas Gerais. Nesse sentido, busquei a partir da seguinte questão analisar esse movimento com base no método materialismo histórico dialético, realizando uma pesquisa documental para levantar alguns aspectos essenciais desde a década de 1990, permitindo a compreensão da conjuntura educacional atual. Faz-se necessário entender diante desse panorama, como a formação de professores é realizada frente a exigência de sucesso nas políticas educacionais focalizadas como o PAV, elevando a tão exigida qualidade educacional. Nesse sentido, a formação compensatória, técnica e em larga escala, que engloba a aquisição de novos valores, de competências e habilidades pontuais, se torna essencial e suficiente para solucionar lacunas históricas da educação, formando o professor de “novo tipo”, moldado a essa nova sociabilidade capitalista. Isto posto, vemos que essa formação é voltada a uma perspectiva tecnicista, pragmática, gerencial, de acordo com os pressupostos do neoliberalismo da terceira via. É importante enfatizar que essas ações se remetem ao modelo empresarial que foi reportado à educação, preparando seus alunos exclusivamente ao trabalho simples, constituindo assim o mercado de trabalho, alavancando o desenvolvimento do país, e a economia mundial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNova sociabilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAcelerar para vencerpt_BR
dc.subjectNew sociabilitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectFormation of teacherspt_BR
dc.subjectAcelerar Para Vencerpt_BR
dc.subject.cnpqEDUCAÇÃOpt_BR
dc.titleO programa mineiro “acelerar para vencer” (PAV): a formação docente e discente no contexto de reforma estatal em Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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