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dc.contributor.advisor1Santos, Ilka Schapper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796444E1pt_BR
dc.contributor.referee1Liberali, Fernanda Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791915T8pt_BR
dc.contributor.referee2Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706146Z2pt_BR
dc.creatorStigert, Vanessa Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4387057D3pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T11:45:31Z-
dc.date.available2017-01-05-
dc.date.available2017-02-02T11:45:31Z-
dc.date.issued2016-03-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3172-
dc.description.abstractThis research is inserted in the line of Language, Knowledge and Teacher Training of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Juiz de Fora / UFJF - Minas Gerais and aimed to investigate how playing is conceived and experienced by teachers in a 1st year of elementary school class to a public school in Juiz de Fora city. By specific objectives, this work just observed how playing is considered in the 1st year of elementary school; analyzes the points used by teachers in relation to the work done in playing in the 1st year and identify whether there was any change, and what were these changes made between the research participants in the critical reflection process carried out. For this purpose, we conducted a qualitative research with three teachers, a first year of elementary school class and a junior researcher. As a theoretical framework we based on socio-historical-cultural perspective that allows us to think about subjects that are in constant development. The methodological framework of this research is inscribed on the principles of Critical Research Collaboration and used methodological tools of reflective sessions, applying a questionnaire to the teachers, reflective observation and preparation of field notes. The data analyzed in this study refer to the material produced during the time that the survey was conducted in the educational space. The discussion of the results was based on the analysis through argumentative and interpretive categories. In some considerations we said that the survey collaborated with the existence of moments for reflection about playing in the educational institution, as well as the understanding of the difficulties in pedagogical work in the triad: playing, alphabetization and literacy.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa está inserida na linha de Linguagem, Conhecimento e Formação de Professores do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF – Minas Gerais e teve como objetivo investigar como o brincar é concebido e vivenciado por professores de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Juiz de Fora. Este trabalho teve como objetivos específicos se ater a observar como o brincar é considerado no 1º ano do Ensino Fundamental; analisar os argumentos utilizados pelos professores, no que se refere ao trabalho realizado com o brincar no 1º ano e identificar se houve e quais foram as transformações realizadas entre os participantes da pesquisa, no processo de reflexãocrítica desenvolvido. Para isso,optou-se por uma investigação de caráter qualitativo com três professores, uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental e uma pesquisadora júnior. Como aporte teórico,foi considerada a perspectivasócio-históricocultural, que permite pensar em sujeitos que estão em constante desenvolvimento. Como referencial metodológico,este trabalho se inscreveu nos princípios da Pesquisa Crítica de Colaboração e fez uso dos instrumentos dassessões reflexivas, aplicação de um questionário aos professores, observação reflexiva e a elaboração de notas de campo. Os dados analisados se referem ao material produzido, no decorrer do tempo em que a pesquisa foi realizada no espaço educacional. A discussão dos resultados foi pautada na análise,por meio das categorias argumentativas e categorias de interpretação. Nas considerações parciais,há a constatação de que a pesquisa colaborou com a existência de momentos para reflexões sobre o brincar, na instituição de ensino, bem como com a compreensão das dificuldades existentes no trabalho pedagógico na tríade: brincar e alfabetização e o letramento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAmpliação do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPlayingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectBasic education expansionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleNem passou 5 minutos: reflexões sobre o brincar no 1º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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