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dc.contributor.advisor1Faria, Alexandre Graça-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794407Z2pt_BR
dc.contributor.referee1Carvalho, Luiz Fernando Medeiros de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787168A3pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.creatorPaula Júnior, Luiz Rogério de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508040Z2pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T11:42:41Z-
dc.date.available2017-01-03-
dc.date.available2017-02-02T11:42:41Z-
dc.date.issued2016-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3167-
dc.description.abstractThis paper´s goal is to analyze some Tom Zé´s songs from which it is intended to show in what way the Brazilian composer represents and interprets the national identity. Due to this theme´s amplitude and complexity, it is necessary a previous study of nation and identity from the analysis of Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. As for the Brazilian identity, whose studies are also vast and complex, the Cordial and Bestial Man´s figures are privileged in this paper, they are grounded by Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectively, besides the sociologist Richard Sennett´s work that debates the relations between public and private spheres, fundamental for the critical reading developed here. Lastly, it is searched to show how Tom Zé´s reading about Brazil and Brazilians, present in his songs, dialogs with the existing theory about the subject at the same time that surpasses it, revealing an own reading of Brazil.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar algumas canções de Tom Zé a partir das quais se pretende mostrar de que forma o compositor brasileiro representa e interpreta a identidade nacional. Em função da amplitude e da complexidade desse tema, fez-se necessário um estudo prévio dos conceitos de nação e identidade, partindo das análises de Ernest Renan, Benedict Anderson, Homi K. Bhabha e Stuart Hall. No que tange à identidade brasileira, cujos estudos também são vastos e complexos, privilegiam-se neste trabalho as figuras do Homem Cordial e do Bestializado, fundamentadas por Sérgio Buarque de Holanda e José Murilo de Carvalho, respectivamente, além da obra do sociólogo Richard Sennett, que debate as relações entre as esferas pública e privada, fundamentais para a leitura crítica aqui desenvolvida. Por fim, busca-se mostrar como a leitura de Tom Zé acerca do Brasil e do brasileiro, presente em suas canções, dialoga com a teoria já existente sobre o assunto ao mesmo tempo em que a ultrapassa, revelando uma leitura própria do Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTom Zépt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectNaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectHomem cordialpt_BR
dc.subjectBestializadopt_BR
dc.subjectTom Zépt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectNationpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectCordial manpt_BR
dc.subjectBestialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleMeu nome é Brasil – as figuras do homem cordial e do bestializado em canções de Tom Zépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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