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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Gilvan Procópio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266730U8pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Afonso Celso Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708446Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Anderson Pires da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294H3pt_BR
dc.creatorCosta, Bernard Martoni Mansur Corrêa da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4422852A9pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T11:42:09Z-
dc.date.available2017-01-03-
dc.date.available2017-02-02T11:42:09Z-
dc.date.issued2016-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3166-
dc.description.abstractThis essay focuses on the comic strip Maus, a survivor’s tale, by Art Spiegelman, through this scope we seek to understand the image code adopted by the author in the narrative construction of his graphic novel. Starting from broader issues, such as the history of this narrative medium and its language, this analysis contextualizes Maus within the universe of comics. After that, delves into the specifics of their narrative construction, specially the visual choices adopted by Spiegelman. In an attempt to expand the interpretive possibilities of the book, we applied Walter Benjamin’s concept of allegory as a way to understand the representation of Jews as mice and its construction process. Thus, it is expected to understand a little more about the peculiar language of comics, specially the resources and narratives processes presented in Maus.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se debruça sobre a história em quadrinhos Maus: a história de um sobrevivente, de Art Spiegelman, buscando com esse olhar entender o código imagético adotado pelo autor na construção narrativa de seu romance gráfico. Partindo de questões mais amplas, como o histórico desse meio narrativo e sua linguagem, a presente análise contextualiza a obra dentro do universo das comics para, em seguida, aprofundar-se nas especificidades de sua construção narrativa, em particular as escolhas visuais adotadas por Spiegelman. Em uma tentativa de ampliar as possibilidades interpretativas da obra, aplicamos o conceito benjaminiano de alegoria como chave para o entendimento da representação dos judeus como ratos e seu processo de construção. Desse modo, espera-se compreender um pouco mais sobre a peculiar linguagem dos quadrinhos, em particular os recursos e processos narrativos presentes em Maus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMauspt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectShoahpt_BR
dc.subjectMauspt_BR
dc.subjectComic stripspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectShoahpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleSobre riscos, rostos e ratos: um olhar à visualidade em Maus, de Art Spiegelmanpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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