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dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pifano, Raquel Quinet de Andrade-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796319Y5pt_BR
dc.creatorMartins, Hudson Lucas Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486891P9pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T11:11:01Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2017-02-02T11:11:01Z-
dc.date.issued2013-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3163-
dc.description.resumoMinas Gerais possui um imenso acervo de obras de arte sacras oriundas do período colonial. O Estado ostenta um dos maiores conjuntos arquitetônicos brasileiros do período, além de inúmeras imagens, talhas, pinturas, objetos em prata e ouro, tudo espalhado pelas pequenas e centenárias cidades mineras. Apesar da importância cultural, religiosa e histórica de todo esse patrimônio, possuímos um número reduzido de pesquisas sobre esse objetos artísticos e seus produtores. São poucos os nomes de artistas (artífices) conhecidos, apesar do abundante número de obras sacras produzidas e de fontes de pesquisa disponíveis. Propomos estudar a produção de pinturas sacras no período colonial mineiro, e principalmente, sobre a trajetória de um indivíduo ainda não estudado. Nesse caso, escolhemos como objeto central de nossa pesquisa a trajetória de um importante pintor, João Nepomuceno Correia Castro, nascido na atual cidade de Mariana, Minas Gerais, em 1745 e falecendo no mesmo local em 1794. Esse pintor, pouco estudado pela historiografia brasileira, é autor do forro da nave e dos 34 painéis no interior do santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas. Esse templo, é o mesmo que possuí os Passos e os Profetas executados pelo escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, todo o conjunto foi tombado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArte colonial brasileirapt_BR
dc.subjectMinas Geraispt_BR
dc.subjectPintura sacrapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO Mestre pintor: a trajetória de João Nepomuceno Correia Castro & a arte da pintura em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIXpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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