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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Angélica Cosenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772360A8pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorLopes, Dirley de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T11:24:01Z-
dc.date.available2017-01-09-
dc.date.available2017-01-31T11:24:01Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3144-
dc.description.abstractThis thesis analyzes the application of the School Tutoring Project in a state school in the city of Nova Iguaçu. The research was based on the development of courses over 2014. The focus of the thesis was to assess the challenges and prospects of the school manager in the project’s leadership. The main question posed was: What are the biggest problems faced by the manager to increase the frequency of students participating in extracurricular activities. The project was described as one of the strategies developed by SEEDUC to retrieve content. This public policy was presented in January 2011. The school researched receives the project’s resources since 2012. SEEDUC’s historical results were presented based on the indices that measure the quality of education. The thesis was divided into three chapters. The first chapter presents the educational scenario of the State of Rio de Janeiro; the results of the IDEB’s state since its inception in 2007; the panorama of the Education Departament where the school is situated and the reality of the researched school. The second chapter presents the theoretical concepts related to participatory management, equity and guided bases guided in the legislation about content recovery. The authors Paige Lück (1993); Celso Vasconcellos (1994/2002) and Nestor Lopez (1996) were used as theoretical contributions to scientific support for the thesis. The next part of the chapter describes the methodology of research, prioritizing the qualitative aspects of the research and shows the results of the questionnaires applied to students and interviews applied to the school’s direction, teachers and facilitators of the project. The third chapter presents an educational action plan with significant actions to solve the problems associated with the development of the School Tutoring Project.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisa o Projeto Reforço Escolar em uma escola estadual do município de Nova Iguaçu. A pesquisa tomou por base o desenvolvimento das aulas ao longo de 2014, e o foco do trabalho consistiu em verificar os desafios e as perspectivas do gestor escolar na liderança do projeto. A principal questão apresentada foi: quais os maiores problemas enfrentados pelo gestor para aumentar a frequência dos alunos participantes das aulas no contraturno. O projeto foi descrito como uma das estratégias desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), para recuperação de conteúdos. Esta política pública foi apresentada em janeiro de 2011. O Colégio pesquisado recebe recursos do projeto desde 2012. Foram apresentados os resultados históricos da SEEDUC levando-se em conta os índices que medem a qualidade da educação. O trabalho apresenta o cenário educacional do Estado do Rio de Janeiro: os resultados do estado no IDEB desde a sua criação, em 2007, o panorama da Regional de Ensino onde o colégio está situado e a realidade do colégio pesquisado. São apresentados conceitos teóricos relacionados à gestão participativa, equidade e as bases pautadas na legislação sobre o tema recuperação de conteúdos. As citações dos autores Celso Vasconcellos (1994/2002), Heloisa Lück (1993) e Nestor López (1996) foram utilizadas como aportes teóricos para a sustentação cientifica do trabalho. A metodologia da investigação priorizou aspectos qualitativos da pesquisa, com a apresentação dos resultados dos questionários aplicados aos alunos, das entrevistas à direção do colégio e dos professores dinamizadores do projeto. Finalmente, apresenta-se um plano de ação educacional com ações significativas para solucionar problemas ligados ao desenvolvimento do Projeto Reforço Escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReforço escolarpt_BR
dc.subjectGestão e recuperação de conteúdospt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.subjectSchool tutoringpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectContent of recoverypt_BR
dc.subjectFairnesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReforço escolar – pespectivas e desafios no desenvolvimento do projeto em uma unidade escolar do município de Nova Iguaçu/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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