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dc.contributor.advisor1Santos, Gilmar José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774741J6pt_BR
dc.contributor.referee1Riani, Frederico Augusto D'Avila-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220352J8pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Murilo Alvarenga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768668T1pt_BR
dc.creatorSilva, Tiago Lima e-
dc.creator.Latteshttp:/lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T11:23:02Z-
dc.date.available2017-01-09-
dc.date.available2017-01-31T11:23:02Z-
dc.date.issued2016-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3139-
dc.description.abstractThe Secretary of Education and Teaching Quality of the State of Amazonas (SEDUC / AM) started in 2005 the development and implementation of its Amazon Educational Management System (SIGEAM). The implementation in all schools of the state was completed in 2010. The development of the system is continuous, as there are always updates, modifications and new implementations to be made. This system offers several features to the various layers of SEDUC / AM management. Among these features gain special highlights the possibility of generating a bimonthly statistics of student performance, based on assessments made by teachers and inserted on it. This possibility enhances the pedagogical and administrative interventions, amplifying the adoption of corrective actions during the school year and may be of great help for SEDUC / AM managers, in particular the school managers. This study aimed to investigate the factors that limit the use of SIGEAM, by school managers in order to promote educational and administrative interventions, considering that SEDUC / AM doesn’t have such information. To accomplish this goal, it starts featuring the state schools in Amazon. Then the following approach is about the SIGEAM, the process of creation, features, possibilities and management spheres. After, it is important to discuss about theory, mainly, from the contributions of Balbe (2010), Almeida and Rubim (2004), João Oliveira (2009), Kenski (2012), Paes de Paula (2005), Porto (2006) Vieira, Almeida and Alonso (2007) and Virgílio Oliveira (2013), about the possibilities arising from the use of computerized management systems, focusing on school management. Then the research instruments were applied (interviews with semi-structured scripts and questionnaires). The Data analysis indicated the need for corrections and improvements, especially on the Internet, the training of users, the technical support for users, technical support for equipment, access profile, the staff, as well as the implementation of new features. It ends up with the proposal of an Educational Action Plan (PAE), which focuses on critical issues, in order to help SEDUC / AM to implement corrective and / or remedial measures that enhance the use of SIGEAM as an effective support system to assist the school managers’ decision.pt_BR
dc.description.resumoA Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (SEDUC/AM) iniciou em 2005 o desenvolvimento e implantação do seu Sistema de Gestão Educacional do Amazonas (SIGEAM). A implantação em todas as escolas estaduais foi concluída em 2010. O desenvolvimento do sistema é contínuo, pois há sempre atualizações, modificações e novas implementações a serem feitas. Esse sistema oferece diversas funcionalidades às várias esferas de gestão da SEDUC/AM. Dentre essas funcionalidades, ganha especial destaque a possibilidade de geração de estatísticas bimestrais do desempenho dos alunos, a partir das avaliações feitas pelos docentes e nele inseridas. Essa possibilidade potencializa as intervenções pedagógico-administrativas, amplificando a adoção de medidas corretivas no decorrer do ano letivo, podendo ser de grande auxílio para os gestores da SEDUC/AM, em especial para os gestores escolares. O presente trabalho teve por objetivo pesquisar os fatores que limitam a utilização do SIGEAM, pelos gestores escolares, para promover intervenções pedagógicas e administrativas, considerando que a SEDUC/AM não dispõe dessas informações. Para alcançar esse objetivo inicia-se caracterizando a rede estadual de ensino do Amazonas. Aborda-se em seguida sobre o SIGEAM, seu processo de criação, funcionalidades, possibilidades e esferas de gestão. Dialoga-se na sequência com a teoria, principalmente, a partir das contribuições de Balbe (2010), Almeida e Rubim (2004), João Oliveira (2009), Kenski (2012), Paes de Paula (2005), Porto (2006), Vieira, Almeida e Alonso (2007) e Virgílio Oliveira (2013), sobre as possibilidades advindas da utilização de sistemas informatizados de gestão, com foco na gestão escolar. Em seguida aplicaram-se os instrumentos de pesquisa (entrevistas com roteiros semiestruturados e questionários). A análise dos dados indicou a necessidade de correções e melhorias, principalmente, na Internet, na capacitação dos usuários, no suporte técnico para os usuários, no suporte técnico para os equipamentos, no perfil de acesso, no quadro de pessoal, bem como a implementação de novas funcionalidades. Finaliza-se com a proposição de um Plano de Ação Educacional (PAE), centrado nos pontos críticos, buscando auxiliar a SEDUC/AM a implementar medidas corretivas e/ou saneadoras, que potencializem a utilização do SIGEAM como um sistema eficaz de apoio às tomadas de decisão dos gestores escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectSistema de gestãopt_BR
dc.subjectSistema de gestão educacionalpt_BR
dc.subjectSIGEAMpt_BR
dc.subjectICTpt_BR
dc.subjectManagement systempt_BR
dc.subjectManagement education systempt_BR
dc.subjectSIGEAMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePossibilidades de uso do sistema integrado de gestão educacional do Amazonas na gestão das escolaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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