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dc.contributor.advisor1Barboza Filho, Rubem-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780804J1pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Coelho, Fabiana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701414T2pt_BR
dc.contributor.referee1Perlatto, Fernando-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759445Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Rodrigo Chaves de Mello Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735459E8pt_BR
dc.creatorMartins, Jesuína Luziane Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4696470D7pt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T11:16:26Z-
dc.date.available2017-01-12-
dc.date.available2017-01-31T11:16:26Z-
dc.date.issued2016-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3103-
dc.description.abstractThis study, conducted under the master of Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, has the objetive to analyze the implementation process of a public policy directed to correct the school flow Public Education Network Amazon, the Avançar Project, held in a public school in the municipality of Tonantins in 2010, and falied. This project implemented by Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino-SEDUC-AM, this project introduce a methodology that seeks to correct the flow of school students who have two or more years of age-grade, and it has been developed in some network of schools since 2005. The choice of this school, it is because I have had the management function the same for nine years, then assumed the role of Coordenadora Regional de Educação de Tonantins and later Técnica da Seduc, which facilitated access to the school office files, students who have studied in the project and teachers who worked in the same classes. The PAE here prepared, it was structured with the aim of analyzing the failure of program implementation in this school, having as field of study management at the school level, analyzing the empirical data collected through qualitative research, grounded by the theoretical contributions of the management of public policies on education and the age-grade problem in different educational systems. The proposal herein is that this flow correction program to be redeployed at school with significant improvements in the implementation and monitoring processes. For the data obtained from questionnaires given to students graduating, teachers, technicians and managers who work and / or worked directly with the project, show that such processes were deficient in the school, it is necessary to create favorable conditions for it to succeed, in view of the high demand of students in distortion in the aforementioned school.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo, realizado no âmbito do mestrado do Programa de PósGraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora da UFJF, teve como objetivo analisar o processo de implementação de uma política pública direcionada para a correção do fluxo escolar da rede pública de ensino do Amazonas – o Projeto Avançar –, em uma escola estadual do município de Tonantins, no interior do estado, no ano de 2010. Esse projeto, que posteriormente veio a fracassar, foi implantado pela Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino - SEDUC-AM, a partir de uma metodologia que visa a corrigir o fluxo escolar dos alunos que apresentam dois ou mais anos de distorção idade-série, e tem sido desenvolvido em algumas escolas da rede desde 2005. A escolha da referida escola se deve ao fato de eu ter exercido a função de gestora nela por nove anos, para em seguida assumir a função de Coordenadora Regional de Educação de Tonantins, e posteriormente de técnica da Seduc, o que facilitou meu acesso aos arquivos da secretaria da escola, aos alunos que estudaram no projeto e aos professores que atuaram nas turmas pesquisadas. O PAE elaborado e apresentado ao final deste trabalho foi estruturado buscando-se analisar o fracasso da implementação do Projeto Avançar na referida escola. Para isso, estudamos a gestão no âmbito escolar, analisamos os dados empíricos coletados através de pesquisa qualitativa, e utilizamos aportes teóricos voltados para a gestão de políticas públicas em educação e para o problema da distorção idade-série nos diferentes sistemas educacionais. A proposta é que este programa de correção de fluxo seja reimplantado na escola, a partir de melhorias significativas nos processos de implementação e monitoramento. Isso porque os dados obtidos através dos questionários aplicados aos alunos egressos, aos professores, aos técnicos e à gestora que atuam e/ou atuaram diretamente no projeto mostram que tais processos foram deficitários, sendo necessária a criação de condições favoráveis para que se tenha sucesso, tendo em vista a grande demanda de alunos em distorção na escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto avançarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDistorção idade-sériept_BR
dc.subjectAvançar projectpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectAge-series distortionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCorreção de fluxo da secretaria estadual de educação do Amazonas - projeto avançar em uma escola estadual do município de Tonantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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