Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3065
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fabianaarraisgouveiamoraes.pdf830.19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Cosenza, Angélica-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772360A8pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria Andréia de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782874J8pt_BR
dc.creatorMoraes, Fabiana Arrais Gouveia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2017-01-31T10:31:21Z-
dc.date.available2017-01-03-
dc.date.available2017-01-31T10:31:21Z-
dc.date.issued2015-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3065-
dc.description.abstractThe preset dissertation was developed for the Professional Postgraduate in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Centre of Public Politics and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAED/UFJF). The case of management examined discuss the reasons that makes the school researched have, in its intern results, a high number of reproved students, in the years of 2012 up to 2014, and the impact of being reproved in the semester for the students. Moreover, the documental analysis were used during the period of development of the research. This dissertation had a basis in theories that discuss the evaluation of learning, the scholar reprobation, the managers role and the participative management. In this dissertation, we can conclude that the intern results of the school must be analyzed and, the director, as a leader of the scholar institution, needs to make this meetings possible. About it, the PAE presented was elaborated having proposes of a work that helps the directive team and teachers to develop a collective work, that analyses results and develop pedagogical practices in order to grow the results, paying special attention to the intern results.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAED/UFJF). O caso de gestão estudado discute os fatores que levam a escola pesquisada a apresentar, em seus resultados internos bimestrais, um número elevado de reprovação, nos anos de 2012 a 2014, e o impacto da reprovação bimestral para os alunos. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental, bibliográfica e de campo, com aplicação de questionário aos professores e entrevistas ao diretor e ao coordenador pedagógico. Este estudo foi respaldado por teorias que discutem a avaliação da aprendizagem, a reprovação escolar, o papel da gestor, a gestão participativa. Diante do estudo, conclui-se que os resultados internos da escola precisam ser analisados e, o diretor, como líder da instituição escolar, precisa oportunizar esses encontros. Frente a isso, o Plano de Ação Educacional (PAE), apresentado, foi elaborado contendo propostas de um trabalho que auxilie a equipe diretiva e os professores a desenvolverem um trabalho coletivo, que analise resultados e desenvolva práticas pedagógicas que melhore os seus índices, principalmente os resultados internos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectReprovaçãopt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subjectScholar managementpt_BR
dc.subjectReprobationpt_BR
dc.subjectResponsibilitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePossíveis estratégias para a redução da reprovação em uma escola pública do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.