Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3040
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anagabrieladacostalaramedeiros.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Vereza, Solange Coelho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781522P3pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788234J8pt_BR
dc.contributor.referee3Dias, Nilza Barrozo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorMedeiros, Ana Gabriela da Costa Lara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732356Z9pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-22T12:24:39Z-
dc.date.available2016-12-21-
dc.date.available2016-12-22T12:24:39Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3040-
dc.description.abstractThis work aims at investigating how advertisements can be approached in Portuguese classes so that students are enabled to respond properly to the reading of this genre in their social practices. Based on some key concepts from different genre theories (sociorhetorical and sociointeractionist perspectives, more specifically), we have carried out an action research in a state school located in Juiz de Fora, MG, collecting data within a group of secondary school students. In order to discuss the use of the genre in the classroom context, we have designed our own teaching material for reading lessons. Such pedagogical proposal, according to the theoretical notions which underlie it, focuses on both sociocultural and textual-linguistic features of several kinds of advertisements. The results suggest that genre-based tasks can effectively help students to develop their reading abilities.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar como o gênero propaganda pode ser abordado nas aulas de Língua Portuguesa de modo a capacitar os alunos a responderem adequadamente à leitura desse gênero em suas práticas sociais. Com base em alguns conceitos centrais de diferentes teorias de gêneros (na perspectiva sócio-retórica e sociointeracionista, mais especificamente), desenvolvemos uma pesquisa-ação numa escola pública de Juiz de Fora, MG, fazendo a coleta de dados numa turma de Ensino Médio. A fim de discutir o uso desse gênero no contexto de sala de aula, elaboramos nosso próprio roteiro didático para aulas de leitura. Tal proposta pedagógica, de acordo com as noções teóricas subjacentes, focaliza aspectos tanto socioculturais quanto lingüístico-textuais de diversos tipos de propaganda. Os resultados sugerem que atividades norteadas pela concepção de gênero podem efetivamente contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subjectGenre advertisementspt_BR
dc.subjectTeaching of readingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO gênero textual propaganda: descrição e uso em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.