Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3000
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mirellavaleperotta.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Lea Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702974D8pt_BR
dc.creatorPerotta, Mirella do Vale-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739951T6pt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T14:15:50Z-
dc.date.available2016-12-15-
dc.date.available2016-12-15T14:15:50Z-
dc.date.issued2008-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3000-
dc.description.abstractThis research has intended to comprehend how students form the Pedagogy Course are using the infocenters recently placed in Education, Communication, Economy/Business schools in the Federal University of Juiz de Fora and how this use has been reflected in their initial formation in reference to their learning process and in their teaching preparation. For that, it has been aimed theoretical/methodological fundamentation in the qualitative research of historical-cultural approach, with basis on the human development theory by Lev S. Vygotsky and in the enunciative languange theory by Mikhail Bakhtin. The methodological instruments selected to do pilot-study on this research were: observation of the infocenters in question, which involved a constante dialogue with the students there present; individual interviews with their managers; collective interviews with the scholarship students that work in them; and analysis of the official document when reflecting about the conceptual project on infocenters and its posterior implantation, comparing it with the observed reality. The Focal Reflexive Group was the instrument used with students from the course of Pedagogy in UFJF. The analysis of data has permitted the comprehension of several points in the theme studied: it brought to the top the initial process of infocenter implantation, working with its project and its reality; it revealed the meanings that the students attribute to the infocenter and to computer/internet, in the same way that it stablished the manner with which the teachers from this learning institution deal with these instruments in the process of initial formation of their students; it discussed in about the introduction of the computer/internet in Children and Basic Education Schools. Thus, in this work it has been discussed the need that those ones involved in this process, mainly students and teachers, become themselves conscious of the significance of what the computer/internet bring and the changes that the infocenter could offer to initial formation. To make this effective, it is necessary a better disclosure of the infocenter and some work that makes the reflection about the potentialities of these instruments possible.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende compreender como alunos do curso de Pedagogia estão utilizando o infocentro recém implantado entre as Faculdades de Educação, Comunicação, Economia/Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora e como este uso está se refletindo em sua formação inicial no que se refere ao seu processo de aprendizagem e na sua preparação para a docência. Para tal, buscou-se fundamentação teórico-metodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, com base na teoria do desenvolvimento humano de Lev S. Vygotsky e na teoria enunciativa de linguagem de Mikhail Bakhtin. Os instrumentos metodológicos escolhidos para a realização do Estudo-Piloto desta pesquisa foram: observações do infocentro em questão, que envolviam um diálogo constante com os alunos ali presentes; entrevistas individuais com seus gestores; entrevista coletiva com os bolsistas que nele trabalham e análise do documento oficial ao refletir sobre o projeto conceitual do infocentro e sua posterior implantação, confrontando o mesmo com a realidade observada. O Grupo Focal Reflexivo foi o instrumento utilizado com alunos do curso de Pedagogia da UFJF. A análise dos dados permitiu a compreensão de vários pontos da temática abordada: trouxe a tona o processo inicial de implantação do infocentro, trabalhando com seu projeto e sua realidade; desvendou os sentidos que os alunos atribuem ao infocentro e ao computador/internet, assim como a maneira com que os docentes desta instituição de ensino lidam com estes instrumentos no processo de formação inicial de seus alunos; discutiu a respeito da inserção do computador/internet nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Assim, neste trabalho discute-se a necessidade de que os envolvidos neste processo, principalmente alunos e professores, se conscientizem dos significados que o computador/internet trazem e das mudanças que o infocentro pode oferecer para a formação inicial. Para que isso se efetive, é necessário uma melhor divulgação do infocentro e um trabalho que possibilite a reflexão sobre as potencialidades destes instrumentos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInfocentropt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInfocenterpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectTeachers’ formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO infocentro na UFJF e o curso de pedagogia: construindo novos sentidos para a formação inicial de professores?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.