Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2990
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anamariamoraesscheffer.pdf496.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pernambuco, Déa Lúcia Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703483E2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Freitas, Maria Teresa de Assunção-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790567Y0pt_BR
dc.contributor.referee1Goulart, Cecília Maria Aldigueri-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorScheffer, Ana Maria Moraes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T13:34:10Z-
dc.date.available2016-11-01-
dc.date.available2016-12-15T13:34:10Z-
dc.date.issued2008-04-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2990-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to comprehend the conceptions of alphabetization made by teachers, of the first years of the elementary education, from their discursive practices. Assuming that the conceptions of alphabetization of the teachers are constructions that happen in the interpersonal relations, mediated by language, this dissertation searches, in the speech of these teachers, the senses attributed to alphabetization. To do so, this study is theoretically based upon the conception of language as constitutor of conscience and space of social inter relations, having as its main theoretical support the studies made by Mikhail Bakhtin about philosophy of language and by Lev Seminovich Vygotsky about socially based psychology. Besides these scholars, there are other interlocutors as the authors who approach specifically alphabetization, reading and writing as Soares, Kleiman, Mortatti, Cagliari, among others. The historical-cultural perspective has orientated the research procedures and the analysis about the empirical material produced in the interviews whose subjects were six teachers who work in two public schools in the city of Juiz de For a where it had already been implanted the nine year elementary school. Starting from the analysis, it was possible to verify the influence of the nowadays dominant pedagogical speech in the field of alphabetization that favors the realization of social practices of reading and writing. Although there are attempts to make an innovatory pedagogical work, what prevails is the developing of an alphabetization work that aims basically at dominating the alphabetic system of writing.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo compreender as concepções de alfabetização construídas por professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de suas práticas discursivas. Assumindo que as concepções de alfabetização das professoras alfabetizadoras são construções que se dão nas relações interpessoais, mediadas pela linguagem, esta dissertação busca, no discurso de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os sentidos atribuídos à alfabetização. Para tal, este estudo fundamenta-se teoricamente na concepção de linguagem como constituidora da consciência e espaço de interrelações sociais, tendo como aportes teóricos principais os estudos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin sobre a filosofia da linguagem e por Lev Seminovich Vygotsky sobre a psicologia de base social. Além desses teóricos, constituem-se como interlocutores autores que abordam especificamente sobre a alfabetização, a leitura e a escrita como Soares, Kleiman, Mortatti, Cagliari, entre outros. A perspectiva histórico-cultural orientou os procedimentos de pesquisa e as análises desenvolvidas sobre o material empírico produzido nas entrevistas coletivas cujos sujeitos foram seis professoras que atuam em duas escolas da rede pública municipal de Juiz de Fora onde já havia sido implantado o Ensino Fundamental de nove anos. A partir das análises, foi possível constatar a influência do discurso pedagógico hoje dominante no campo da alfabetização que privilegia a realização de práticas sociais de leitura e de escrita. Embora haja tentativas de realização de um trabalho pedagógico inovador, o que prevalece é o desenvolvimento de um trabalho alfabetizador que visa, fundamentalmente, ao domínio do sistema alfabético de escrita.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectAlphabetizationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConcepções de alfabetização construídas por professoras dos anos iniciais do ensino fundamental: as práticas discursivas como eixo de reflexãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.