Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2988
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielasamiradacruzbarros.pdf385.07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Goncalves, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788234J8pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Terezinha Maria Barroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorBarros, Daniela Samira da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T13:24:49Z-
dc.date.available2016-10-01-
dc.date.available2016-12-15T13:24:49Z-
dc.date.issued2007-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2988-
dc.description.abstractThis research aims at investigating how text genres have been effectively approached in Portuguese textbooks in Brazil. After analyzing some books which were recommended by the National Program of Textbooks (PNLD), we decided to focus on the series Português Paratodos, by Ernani Terra and Floriana Cavallete, since it has been really adopted by public schools located in Três Rios, RJ. This study relies on some basic concepts from genre theory, mainly sociointeracionist and sociorhetorical perspectives (Bakhtin and Swales), and on the matter of pedagogical implications as discussed by Dolz and Schneuwly. We also investigated some studies on the use of textbooks for the learning and teaching of Portuguese. Proposing an articulation between these theories, our research points out problems observed in the textbooks analyzed and also suggests some alternative approaches.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo investigar de que forma os gêneros textuais têm sido efetivamente tratados nos manuais didáticos de Língua Portuguesa no contexto do Ensino Fundamental. Após análise de alguns livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD), optamos por focalizar a abordagem utilizada pela coleção Português Paratodos, de Ernani Terra e Floriana Cavallete, por tratar-se de material realmente adotado em escolas da rede pública de Três Rios, RJ. Tal pesquisa baseia-se em alguns conceitos-chave das teorias de gêneros, seguindo-se principalmente a perspectiva sócio-discursiva de Bakhtin, os aportes da sócio-retórica de Swales e a discussão sobre a transposição didática do gênero empreendida pelo Grupo de Genebra (Dolz e Schneuwly, em particular). Recorre-se também a estudos sobre a própria questão do uso do livro didático no ensino-aprendizagem de Português. Em constante diálogo com esses enquadres teóricos, a presente análise aponta problemas de abordagem dos gêneros nos livros pesquisados, mas sugere também propostas alternativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject-pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleGêneros textuais no livro didático de português: problemas de abordagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.