Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/294
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulohenriquegoliath.pdf5.51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Marta Cristina da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700453Y5pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Luciana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4750271P4pt_BR
dc.contributor.referee2Scaramucci, Matilde Virgínia Ricardi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767903D9pt_BR
dc.contributor.referee3Paula, Sandra Regina Buttros Gattolin de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768949H4pt_BR
dc.contributor.referee4Miranda, Neusa Salim-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706200T5pt_BR
dc.contributor.referee5Weiss, Denise Barros-
dc.contributor.referee5Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700144E6pt_BR
dc.creatorGoliath, Paulo Henrique-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4526520Z5pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-17T18:00:47Z-
dc.date.available2015-12-17-
dc.date.available2015-12-17T18:00:47Z-
dc.date.issued2015-04-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/294-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the nature of washback that SIMAVE/PROEB exams may have on the teachers’ assessment practice from a state school in a Minas Gerais inland town, especially as regards teaching/learning of genres. Their perception on this possible washback was also investigated. This work searches theoretical support especially in the precursor ideas of BAKHTIN (1929/1995; 1979/1992) about genres, in the Sociodiscoursive Interactionism of SCHNEUWLY & DOLZ (2004), and in the contributions of MARCUSCHI (2000, 2001, 2002, 2003, 2006 , 2008) in the Brazilian context. For the theory on assessment, we use, among others, studies by PERRENOUD (1999a, 1999b), LUCKESI (1995/2008) and, in particular about washback, the ALDERSON (1996, 2000, 2004), ALDERSON & WALL (1993) and SCARAMUCCI (1999a, b, 2001, 2002, 2004, 2011) publications. The research also relies on documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), and uses as research instruments educational newsletters of Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, interviews with the school teachers from the context investigated and tests produced by these teachers. SIMAVE/PROEB test items that were published in the educational newsletters were analyzed, as well as items prepared by the teachers, and were then compared. It was found that there are washback evidences of SIMAVE/PROEB tests on assessment practice of those secondary school teachers and that, although there are still significant differences in the treatment of the two evaluation tools, especially in relation to the approach of genres, one realizes a little movement toward a more consistent practice at the prospect of working with genres as recommended by official documents.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo investigar o tipo de efeito retroativo que os exames do SIMAVE/PROEB podem exercer sobre a prática avaliativa dos professores do ensino médio de uma escola pública estadual de um município do interior de Minas Gerais, principalmente no que se refere ao ensino/aprendizagem dos gêneros textuais. A percepção de tais professores sobre o possível efeito retroativo também foi investigada. O trabalho busca aporte teórico principalmente nas ideias precursoras de BAKHTIN (1929/1995; 1979/1992) sobre os gêneros, no Interacionismo Sociodiscursivo de SCHNEUWLY & DOLZ (2004), e nas contribuições de MARCUSCHI (2000, 2001, 2002, 2003, 2006, 2008) no contexto brasileiro. Para a teoria relativa à avaliação, utilizamos, entre outros, os estudos de PERRENOUD (1999a, 1999b), LUCKESI (1995/2008) e, em especial sobre o efeito retroativo, as publicações de ALDERSON (1996, 2000, 2004), ALDERSON & WALL (1993) e SCARAMUCCI (1999a, b, 2001, 2002, 2004, 2011). A pesquisa também se fundamenta em documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e usa como instrumentos de pesquisa boletins pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, entrevistas com os professores da escola investigada e provas elaboradas por esses professores. Os itens dos testes do SIMAVE/PROEB que foram publicados nos boletins pedagógicos foram analisados, bem como as questões das provas elaboradas pelos professores, e foram depois comparados. Verificou-se que existem indícios de efeito retroativo dos testes do SIMAVE/PROEB na prática avaliativa dos professores da escola pesquisada e que, embora ainda haja diferenças expressivas no tratamento dos dois instrumentos de avaliação, sobretudo em relação à abordagem dos gêneros, parece haver um pequeno movimento em direção a uma prática mais condizente com a perspectiva de trabalho com os gêneros recomendada pelos documentos oficiais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEfeito retroativopt_BR
dc.subjectSIMAVE/PROEBpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectAssessmentpt_BR
dc.subjectWashbackpt_BR
dc.subjectSIMAVE/PROEBpt_BR
dc.subjectGenrespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleO efeito retroativo dos exames do SIMAVE/PROEB sobre as avaliações em contexto escolar: um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Linguística (Teses)
PROQUALI - Teses



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.