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dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorBeniz, Beatriz Gomes Magalhaes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.date.accessioned2016-12-15T12:23:25Z-
dc.date.available2016-10-25-
dc.date.available2016-12-15T12:23:25Z-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2948-
dc.description.abstract“Lagoon School” is a meeting place for different students and backgrounds. Located in the urban area of Juiz de Fora, it serves an area known as “High City”, as well as many other students who come from different rural communities and areas close to a federal highway. Its location facilitates the intersection of trajectories of students from different origins. Here, the migrant students are represented by teenagers, ranging in ages from twelve to nineteen years, who live in rural areas and commute to attend Primary School. This paper addresses the commutation, the narratives and representations of those students, starting from the school environment. It makes reference to the theoretical assemblages established by nomad thought philosophers, such as Nietzsche, Foucault, Larrosa, and Veiga-Neto, among others. The topics of space and urban-rural relationship are present in various aspects of the investigation; however, they are presented under the perspective of non-hegemonic authors in order to follow the great number of forces that generate temporary paths of investigation. Hence, the interpretative and ethnographic research can proceed well, involving great preparation during the investigation process. Field research mainly included interviews, observations and informal conversations. The text was divided into three parts: Constitution – an introduction to the topic and the development of assemblages from different authors; Architecture (Process) – refers to the work produced after the first incursions into the field; and Combination – based on the semi-structured individual interviews, a procedure which allowed for the creation of other narratives. Therefore, the description of the school environment was transcended by every-day stories created from experiences shared between the students and the researcher.pt_BR
dc.description.resumoA “Escola Lagoa” é o lugar de encontro de diferentes alunos e trajetórias. Localizada no perímetro urbano de Juiz de Fora, atende à região conhecida como “Cidade Alta” e muitos outros alunos oriundos de diferentes comunidades rurais e proximidades de uma rodovia federal. Tal localização propicia o entrecruzamento de percursos realizados por alunos de diferentes origens. Aqui, os alunos migrantes são representados por adolescentes de doze a dezenove anos, residentes em áreas rurais, que estabelecem migrações pendulares para cursar o Ensino Fundamental. Este trabalho aborda os deslocamentos, as narrativas e representações destes alunos a partir do espaço escolar e, tem como referência, os agenciamentos teóricos instituídos por filósofos de pensamento nômade: Nietzsche, Foucault, Larrosa, Veiga-Neto, entre outros interlocutores. A temática do espaço e a relação urbanorural atravessam vários aspectos da investigação, entretanto, são apresentadas com a perspectiva de autores não hegemônicos a fim de perseguir o emaranhado de forças que criam caminhos provisórios de investigação. Assim, a pesquisa etnográfica interpretativa é fluida e constitui uma grande preparação ao longo do processo investigativo. As entrevistas, observações e conversas informais constituem os principais procedimentos da pesquisa de campo. O texto foi sistematizado em três movimentos: Composição - apresentação da questão e elaboração de agenciamentos com diferentes autores; Arquitetura abrange textos produzidos a partir das primeiras incursões ao campo; e Teceduras, movimento elaborado a partir das entrevistas semi-estruturadas individuais, procedimento que permitiu a criação de outras narrativas. Desse modo a descrição do espaço escolar foi atravessada por histórias cotidianas criadas pela experiência compartilhada entre os alunos e a pesquisadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectAlunos migrantespt_BR
dc.subjectRelação rural-urbanopt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectMigrant studentspt_BR
dc.subjectRural-urban relationshipspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEmbaçamento de fronteiras: o rural e o urbano encontram-se no espaço escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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