https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2936
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
erickdeoliveiravidal.pdf | 6.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Christo, Maraliz Castro Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Brandão, Angela | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendonça, Paulo Knauss de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Vidal, Erick de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-12-15T11:54:19Z | - |
dc.date.available | 2016-10-24 | - |
dc.date.available | 2016-12-15T11:54:19Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2936 | - |
dc.description.abstract | The visual process of Bossa Nova LPs covers designed between the 50’s and the 60’s as historical and cultural elements is the dissertation analysis focus, and has as main object of research Elenco’s covers from 1963. The hypothesis is that these LP’s covers don’t have a static meaning inherent in a traditional approach of the image as a document but an image built in a sociohistorical context fulfilled by cultural traces. The methodology is consisted of putting together specific and different languages (memories, society and art), in search of understanding the conflict and tension of this dialogue, but not treating them like opposite polarities. It allows an analytic narrative about the great importance of the visual (r)evolution of Bossa Nova LPs cover. | pt_BR |
dc.description.resumo | O processo visual das capas de discos da Bossa Nova, nas décadas de 1950 e 1960, como elementos históricos e culturais, é o foco de análise da dissertação, tendo como principal objeto as capas lançadas pela gravadora Elenco, em 1963. A hipótese é de que as capas não contenham um significado estático inerente a uma abordagem tradicional da imagem como documento, mas que a imagem ali contida seja uma construção sócio-histórica, carregando na sua produção traços do contexto cultural. O trabalho consistiu no diálogo entre específicas e diferentes linguagens (memórias, sociedade e a arte), na busca de interpretar o seu confronto e tensão dialógica, sem as tratar como polaridades opostas, permitindo assim, uma narrativa analítica sobre a grande importância da (r)evolução visual das capas dos discos da Bossa Nova. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICH – Instituto de Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Capas de disco | pt_BR |
dc.subject | Bossa Nova | pt_BR |
dc.subject | Elenco | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.title | As capas da Bossa Nova: encontros e desencontros dessa história visual (LPs da elenco, 1963) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em História (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.