Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2919
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mayannaauxiliadoramartinssantos.pdf440.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.creatorSantos, Mayanna Auxiliadora Martins-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4715564Y1pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:34:24Z-
dc.date.available2016-10-21-
dc.date.available2016-10-25T12:34:24Z-
dc.date.issued2009-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2919-
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the ways in which children express themselves (verbal and nonverbal) within the school context, especially in classrooms. The theoreticalmethodological support is the sociology of childhood, particularly the contributions of authors: Sarmento and Corsaro. This case study, based on ethnographic character, assumed that children are social beings, able to prepare and provide proper sense of the reality in which they are inserted. In this sense, through interaction with peers and adults build their own cultures. Participated in this study 20 children aged between 5 and 6 years beginning literacy. The case study was conducted in a classroom of one private school education of Juiz de Fora, MG. Used as instruments participant observation, video-recording of music lessons, the sessions of devolution, combined with oral account of children. It was possible to see how children organize themselves into groups of pairs defined in the school context, and resistance to what they were asked a salient factor in these constitutions group. We also noticed that the aspects related to gender issues appeared significantly in the interaction between children. Furthermore, we found that the devolution as a methodological procedure proves an enriching resource in research with children.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar as maneiras pelas quais as crianças se expressam (comunicação verbal e não-verbal) dentro do contexto escolar, principalmente nas salas de aula. O suporte teórico-metodológico é a Sociologia da Infância, principalmente as contribuições dos autores: Sarmento e Corsaro. Este estudo de caso de caráter etnográfico partiu do princípio de que as crianças são seres sociais, capazes de elaborar e dotar de sentido próprio a realidade na qual estão inseridas. Neste sentido, por meio da interação entre pares e com os adultos constroem suas próprias culturas. Participaram dessa pesquisa 20 crianças com idade entre 5 e 6 anos em fase de alfabetização. O estudo de caso foi realizado em uma sala de aula da escola da rede privada de ensino de Juiz de Fora, MG. Utilizamos como procedimentos metodológicos a observação participante, a vídeo-gravação das aulas de música, as sessões de devolutiva, conjugada com relato oral das crianças. Foi possível verificar como as crianças organizam-se em grupos de pares definidos no contexto escolar, sendo a resistência ao que lhes era solicitado um fator marcante nessas constituições grupais. Notamos também que aspectos referentes às questões de gênero apareceram de forma significativa na interação entre as crianças. Além disso, constatamos que a devolutiva como um procedimento metodológico se mostra um recurso enriquecedor na pesquisa com crianças.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia da infânciapt_BR
dc.subjectCulturas infantispt_BR
dc.subjectExpressividade da criançapt_BR
dc.subjectSociology of childhoodpt_BR
dc.subjectChildren's culturespt_BR
dc.subjectThe child's expressivenesspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO encontro entre crianças e seus pares na escola: entre visibilidades e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.