Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2918
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pedrogabrielperissinotto.pdf499.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Léa Stahlschmidt Pinto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799843E4pt_BR
dc.contributor.referee1Lemgruber, Marcio Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792896Y4pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Marcus Vinicius da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785769P0pt_BR
dc.creatorPerissinotto, Pedro Gabriel-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4332265U8pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:33:57Z-
dc.date.available2016-10-21-
dc.date.available2016-10-25T12:33:57Z-
dc.date.issued2008-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2918-
dc.description.abstractThis work was aimed at investigating the tutor's process of reflection within the Veredas Project (Projeto Veredas), an Advanced Teachers' Formation Course promoted by the Secretariat of Education of Minas Gerais and geared at teachers working in the early years of Primary School at the municipal and state school networks. It addressed the reflection within the context of supervising and evaluating the teachers engaged in the project, which were part of the tutors' attributions. In order to carry out the study, a review of John Dewey's How We Think (1979) was done, a work on the reflection upon the educational process. The subjects were eight tutors from the National Teachers' Formation Agency of the Federal University of Juiz de Fora who took part in the project from 2002 to 2005. Semi-structured interviews were used for data collecting. The analysis was carried out under topic categories. The results have shown that the tutors made reflections on the supervision and evaluation of the teachers' pedagogical praxis, apart from reflecting on their own praxis.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo investigar o processo de reflexão do tutor no Projeto Veredas – Formação Superior de Professores em Serviço, destinado aos professores em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil das redes de ensino Estadual e Municipal, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais. Estudou a reflexão no contexto das atividades de orientação e avaliação da prática pedagógica dos professores cursistas, que se encontravam entre as atribuições dos tutores. Para tal, fundamentou-se nas idéias de John Dewey (1979) sobre as relações da reflexão com o processo educacional, expostas em seu livro Como Pensamos. Os sujeitos foram oito tutores da Agência de Formação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que atuaram no referido projeto de 2002 a 2005. Utilizou-se de entrevistas semi-estruturadas para a coleta dos dados. A análise e interpretação dos mesmos foram realizadas pela análise do conteúdo através de categorizações temáticas. Os resultados indicaram que os tutores desenvolveram reflexões durante o processo de orientação e avaliação da prática pedagógica do cursista, além de refletirem sobre a sua prática de tutoria.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReflexãopt_BR
dc.subjectDeweypt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectProjeto Veredaspt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectReflectionpt_BR
dc.subjectDeweypt_BR
dc.subjectPedagogical praxispt_BR
dc.subjectVeredas Projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleReflexão e ação pedagógica do tutor no Projeto Veredas: um estudo à luz das idéias de Deweypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.