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dc.contributor.advisor1Yazbeck, Dalva Carolina de Menezes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728577T1pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Rosa Fatima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799763H4pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798256A5pt_BR
dc.creatorCohn, Maria Aparecida Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232030A1pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:30:17Z-
dc.date.available2016-10-20-
dc.date.available2016-10-25T12:30:17Z-
dc.date.issued2008-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2912-
dc.description.abstractThis research focus in the reconstitution of the history of a school institution: the Group Estevam de Oliveira in the city of Juiz de Fora - MG.The historical moment was the creation of the Nocturnal School for adults of the feminine sex, from 1914 until 1946 when the Union regulates the primary instruction for adolescents and adults, through the “Organic Law”. The objective was to understand the aspects to the organization and functioning of the nocturnal school: the normative order, the representation of present nocturnal school in documents, as well as the spaces, times, resumes, and mainly, the knowledge of the citizens that had frequented and created the first school destined to the workers of the city of Juiz de Fora, the " Manchester Mineira”. The base was the theory-methodology from the Cultural History for the formularizations of this study. For the development of the research a bibliographical revision of the main pertinent subjects and the analysis of written sources, prays and iconographic was performed. As theoretical support I used the contributions from MAGALHÃES (2004); FARIA FILHO (2003) and SOUZA (2006).The dialogue with these sources allowed us to know the mobilization in favor of the education for the laborers of the city, and also, the understanding of the dynamics of construction and the daily of the first Nocturnal, public school, destined for the workers, with its conflicts and experiences. It is important to point out that, at a defined moment, this public was constituted of children, young and adults. This work shows some aspects of the history of the inhabitant, the student/worker and the city of Juiz de Fora and my desire to contribute with the discussion on public education.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a reconstituição da história de uma instituição escolar: o Grupo Escolar Estevam de Oliveira da cidade de Juiz de Fora – MG. O recorte temporal privilegiado refere-se aos primórdios da criação da Escola Noturna para adultos do sexo feminino, em 1914 até o ano de 1946 quando a União regulamenta a instrução primária para adolescentes e adultos, através da Lei Orgânica. O objetivo foi o de compreender os aspectos ligados à organização e funcionamento da escola noturna: o ordenamento normativo, a representação de escola noturna presente nos documentos, bem como os espaços, tempos, currículos, e principalmente, o conhecimento dos sujeitos que freqüentaram e produziram a primeira escola destinada aos trabalhadores da cidade de Juiz de Fora, a “Manchester Mineira”. Recorremos às formulações teórico-metodológicas da História Cultural cujos referenciais têm possibilitado o estudo e a compreensão de novos objetos da historiografia da educação permitido um novo olhar sobre as instituições escolares. Para o desenvolvimento dessa investigação foi percorrido um sinuoso caminho metodológico que percorreu a revisão bibliográfica dos principais temas pertinentes à pesquisa e a análise de fontes escritas, orais e iconográficas. Como suporte teórico pode-se destacar as contribuições de MAGALHÃES (2004); FARIA FILHO (2003) e SOUZA (2006). O diálogo com essas fontes nos permitiu conhecer a mobilização em prol da educação dos operários da cidade, e também, a compreensão da dinâmica de construção e do cotidiano do primeiro Grupo Escolar Noturno, público, destinado aos trabalhadores, com seus conflitos e experiências. Vale ressaltar que, em determinado momento, esse publico se constituiu de crianças, jovens e adultos. Este trabalho se mostra relevante ao realçar alguns aspectos da história da população, do aluno/trabalhador e da cidade de Juiz de Fora e o meu desejo de contribuir para o debate atual sobre o ensino público no Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino noturnopt_BR
dc.subjectJuiz de Fora – MGpt_BR
dc.subjectSchool grouppt_BR
dc.subjectNocturnal educationpt_BR
dc.subjectJuiz de Fora /MGpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDo apito das fábricas ao toque dos sinos no Grupo Escolar Estevam de Oliveira (1914 – 1946)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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