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dc.contributor.advisor1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee1Lahni, Cláudia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706983Y5pt_BR
dc.contributor.referee2Dib, Sandra Korman-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776630Z2pt_BR
dc.creatorMendes, Juliana Thimóteo Nazareno-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4113376U6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:24:37Z-
dc.date.available2016-10-19-
dc.date.available2016-10-25T12:24:37Z-
dc.date.issued2008-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2897-
dc.description.abstractThis work focuses analytically on the projects of life of adolescents, taking into account youth as a social category and its relation with space and time. It is intended to demonstrate that the adolescents' projects of life acquire sense in present time and, thus, this time shall be meaningful in their relation with the past and the future. The starting point is to comprehend that the adolescents' projects of life are built and meant upon social-cultural experiences, livings and interpersonal interactions they establish. Thus the here suggested reflections gyrate around three main axis: the first one is youth as a socially constructed category and thus only comprehensible if related with social and historical time. The second one is the experimenting of present time by youth, whose emphasis is the everyday life of adolescents, which take place and multiplies through the city and where the representations and organizations of social time become concrete. At last, the poor adolescent's projects of life which, in spite of being conceived individually, become universalized as they present common aspects, such as: work, education and family, which refers one another in the comprehension of generations. As empirical elements for these reflections, an observatory field research was released with the adolescents enrolled in the Federal University of Juiz de Fora's Project of Extension "UFJF – Território de Oportunidades" ("UFJF – Territory of Oportunities"), which had as its basis the presuppositions of the research-intervention. By appropriating these reflections, it is believed there may be a contribution to the social assistants to be able to develop an action in a better qualified manner, trying to reach the guarantee of opportunities and rights to adolescent.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco analítico os projetos de vida dos jovens, à luz da compreensão da juventude como categoria social e sua relação com o espaço-tempo. Pretende-se demonstrar que os projetos de vida dos jovens só adquirem sentido no tempo presente e por isso, esse tempo precisa ser significado, na sua relação com o passado e o futuro. Toma-se como ponto de partida a compreensão de que os projetos de vida dos jovens são construídos e significados em função das experiências sócio-culturais, das vivências e interações interpessoais que eles estabelecem. Com isso as reflexões giram em torno de três eixos: o primeiro é a juventude enquanto categoria socialmente construída e que por isso, só pode ser compreendida na relação com o tempo histórico e social. O segundo é a experiência do tempo presente pela juventude, cuja ênfase é a vida cotidiana dos jovens, que se produz e reproduz no espaço da cidade e onde as representações e a organização do tempo social se concretizam. E por fim, os projetos de vida dos jovens pobres que, apesar de se constituírem individualmente, se universalizam na medida em que apresentam pontos comuns, como: trabalho, educação e família e que se referenciam na compreensão sobe geração. Como elementos empíricos para estas reflexões, realizou-se uma pesquisa de campo com os jovens do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora "UFJF – Território de Oportunidades", tendo como base os pressupostos da pesquisa-intervenção. A partir da apropriação destas reflexões, acredita-se estar contribuindo para que os assistentes sociais possam desenvolver uma ação de forma mais qualificada, na busca da garantia de direitos e oportunidades aos jovens.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectTempo presentept_BR
dc.subjectProjetos de vidapt_BR
dc.subjectYouthpt_BR
dc.subjectPresent timept_BR
dc.subjectProject of lifept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleO projeto de vida dos jovens pobres na vivência do tempo presentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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