Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2869
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fernandacamposjunqueira.pdf1.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Gaio, André Moysés-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767078J0pt_BR
dc.contributor.referee1Salgado, Gilberto Barbosa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090J6pt_BR
dc.contributor.referee2Fraga, Paulo Cesar Pontes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720573J3pt_BR
dc.creatorJunqueira, Fernanda Campos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770867T7pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-25T12:04:55Z-
dc.date.available2016-10-18-
dc.date.available2016-10-25T12:04:55Z-
dc.date.issued2008-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2869-
dc.description.abstractThis paper aims at observing social interactions developed among the various actors in a state school located in Juiz de Fora; examining the process of formation of social groups and identities from these relationships and verifying the existence and the types of violent and criminal expressions occurring in school - and their representations -, based on the perceptions and propositions of various actors of the education community, such as students, teachers, technical-educational professionals and staff in general. Based on Symbolic Interactionism, our intention is to highlight the way in which the different groups interpret and reinterpret the contexts, individuals and social interactions. We understand the School environment as an area full of complexities involving agreements, disagreements, similarities, differences, identities and conflicts. The diversity present in this universe is expressed in various relationships and interactions developed, allowing such a context to be in constant construction and transformation, which was already assumed by interactionists. The aim was to understand how the identities are formed and modified from separate speeches, situations and spaces. The school was also observed as a social place, and the scene of violent expressions, defined differently by different actors as well as being an environment of significant disagreements between the groups which occur in clashes, stigmatization and labeling. Thus, the school was examined considering all its plurality, manifested in issues, phenomena and problems emerging from the context. The aim was to understand, based on the guidelines of various interactionist theoretical references, the myriad of peculiar issues to the educational environment coming from different interactionist situations, respecting the definitions of each of its interactors.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo observar as interações sociais desenvolvidas entre os diversos atores numa instituição escolar estadual localizada no município de Juiz de Fora; analisar o processo de formação de grupos e identidades sociais a partir destas relações e averiguar a existência e as modalidades de expressões violentas e criminosas ocorridas na escola – bem como suas representações –, tendo como base as percepções e proposições dos diversos atores da comunidade educacional, como alunos, professores, corpo técnicopedagógico e funcionários. Iluminados pelo Interacionismo Simbólico procuramos evidenciar a maneira pela qual os distintos grupos significam e resignificam os contextos, os indivíduos e as interações sociais. Compreendemos que o universo escolar se apresenta como um espaço repleto de complexidades que implicam em encontros, desencontros, similaridades, diferenças, identificações e conflitos. As diversidades presentes nesse universo se expressam nas variadas relações e interações desenvolvidas, permitindo que tal contexto esteja em constante construção e transformação, como preconizado pelos pressupostos interacionistas. Buscamos compreender de que forma as identidades são formadas e modificadas a partir dos distintos discursos, situações e espaços. Observamos ainda que a escola, enquanto espaço de convivência, é também palco de expressões violentas, definidas diferentemente por atores distintos, além de ser um ambiente de desencontros significativos entre os grupos que se manifestam em confrontos, estigmatizações e rotulações. Dessa maneira, a instituição escolar foi analisada, considerando toda sua pluralidade, manifesta em questões, fenômenos e problemas emergentes do próprio contexto. Procuramos, com base nas diversas orientações do referencial teórico interacionista, compreender a miríade de questões peculiares ao ambiente educacional procedentes das variadas situações interacionais, respeitando as definições de cada um dos seus interagentes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectEstigmatizaçãopt_BR
dc.subjectRotulaçãopt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectSocial Interactionpt_BR
dc.subjectStigmatizationpt_BR
dc.subjectLabelingpt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleEntre interações e violências: a percepção dos atores sociais a respeito de seu cotidiano escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.