https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2845
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tasciaoliveirasouza.pdf | 652.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Maria Lúcia Campanha da Rocha | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701575T4 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mencarelli, Fernando Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262Z4 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fiorese, Fernando Fábio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794297Z9 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Geysa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784736Z0 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, José Luiz | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br | pt_BR |
dc.creator | Souza, Táscia Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273923E9 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-10-22T13:07:17Z | - |
dc.date.available | 2016-10-14 | - |
dc.date.available | 2016-10-22T13:07:17Z | - |
dc.date.issued | 2008-04-07 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2845 | - |
dc.description.abstract | Ce travail veut analyser, en partent des dix pièces de Jorge Andrade qui intégrent l’antologie Marta, a árvore e o relógio, comme le drame peut montrer le dialogue entre l’identité autorel et l’identité culturel comme deux faces d’un même procès de construction de la représentation culturel brèsiliene. Les représentations de la mémoire, faites par le dramaturge en utilisant les ressources textueles et scéniques – comme avances et reculs espace-temporels –, mettent en évidence comme la présente marque identitaire d’une nation est possible seulement sous une compréhension de son passé historique. Il veut aussi montrer de quel manière Jorge Andrade, en utilisant la métalangage, discute la fonction de la dramaturgie et du théâtre dans la reélaboration de la réalité e des mémoires individuels e colectives, et aussi sa fonction de conscientiser les hommes sur sa propre identité. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar, a partir das dez peças de Jorge Andrade que compõem a coletânea Marta, a árvore e o relógio, como o drama é capaz de sustentar o diálogo entre identidade autoral e identidade cultural como pólos de um mesmo processo de construção da representação cultural brasileira. As representações da memória, feitas pelo dramaturgo através de recursos textuais e cênicos – como saltos e recuos espaço-temporais –, evidenciam como a presente marca identitária de uma nação só é possível mediante a compreensão de seu passado histórico. Além disso, pretende-se mostrar de que forma Jorge Andrade, utilizando-se da metalinguagem, lança luz sobre o papel da dramaturgia e do teatro na reelaboração da realidade e das memórias individuais e coletivas, bem como sobre sua função de conscientizar os homens acerca da própria identidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Drama | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Drame | pt_BR |
dc.subject | Mémoire | pt_BR |
dc.subject | Identité | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.title | Relógios parados, árvores partidas: Jorge Andrade em rastos de identidade e memória | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.