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dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria Lúcia Campanha da Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701575T4pt_BR
dc.contributor.referee1Mencarelli, Fernando Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262Z4pt_BR
dc.contributor.referee2Fiorese, Fernando Fábio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794297Z9pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Geysa-
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dc.contributor.referee4Ribeiro, José Luiz-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorSouza, Táscia Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273923E9pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-22T13:07:17Z-
dc.date.available2016-10-14-
dc.date.available2016-10-22T13:07:17Z-
dc.date.issued2008-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2845-
dc.description.abstractCe travail veut analyser, en partent des dix pièces de Jorge Andrade qui intégrent l’antologie Marta, a árvore e o relógio, comme le drame peut montrer le dialogue entre l’identité autorel et l’identité culturel comme deux faces d’un même procès de construction de la représentation culturel brèsiliene. Les représentations de la mémoire, faites par le dramaturge en utilisant les ressources textueles et scéniques – comme avances et reculs espace-temporels –, mettent en évidence comme la présente marque identitaire d’une nation est possible seulement sous une compréhension de son passé historique. Il veut aussi montrer de quel manière Jorge Andrade, en utilisant la métalangage, discute la fonction de la dramaturgie et du théâtre dans la reélaboration de la réalité e des mémoires individuels e colectives, et aussi sa fonction de conscientiser les hommes sur sa propre identité.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar, a partir das dez peças de Jorge Andrade que compõem a coletânea Marta, a árvore e o relógio, como o drama é capaz de sustentar o diálogo entre identidade autoral e identidade cultural como pólos de um mesmo processo de construção da representação cultural brasileira. As representações da memória, feitas pelo dramaturgo através de recursos textuais e cênicos – como saltos e recuos espaço-temporais –, evidenciam como a presente marca identitária de uma nação só é possível mediante a compreensão de seu passado histórico. Além disso, pretende-se mostrar de que forma Jorge Andrade, utilizando-se da metalinguagem, lança luz sobre o papel da dramaturgia e do teatro na reelaboração da realidade e das memórias individuais e coletivas, bem como sobre sua função de conscientizar os homens acerca da própria identidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras: Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDramept_BR
dc.subjectMémoirept_BR
dc.subjectIdentitépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleRelógios parados, árvores partidas: Jorge Andrade em rastos de identidade e memóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



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