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dc.contributor.advisor1Mattos, Rogério Silva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785994Z8pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Perobelli, Fernando Salgueiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703617J2pt_BR
dc.contributor.referee1Braga, Marcelo José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798666D3pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Claudio Roberto Fóffano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721416Z8pt_BR
dc.creatorSantiago, Flaviane Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509239D8pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:52:21Z-
dc.date.available2016-10-10-
dc.date.available2016-10-11T15:52:21Z-
dc.date.issued2009-02-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2793-
dc.description.abstractThis work developed a model for long run forecasting the demand for fuels in Brazil based on the integration of a time series econometric model with a hybrid input-output model. The data used to estimate the econometric model were the annual time series of of final demand components (GDP, household consumption, investment, exports, government spends and imports) produced by the System of National Accounts of the IBGE. The development of the hybrid input-output module made use of the national input-output matrix of Brazil for the year 2005, estimated by IBGE, and the data on petroleum derivatives (gasoline, diesel oil, combustible oil and alcohol, measured in “tep”) consumption available in the National Energy Balance of 2008. In the construction of the econometric model, it was verified that the time series in addition to not being stationary are also cointegrated. Thus, Vector Error Correction models were estimated for the original variables and, in an alternative version, for those variables transformed in log. To select the best model, a predictive test was performed on the models for years 2004 to 2007 and the conclusion was that the model with variables in log presented the best performance. In a similar fashion, it was also undertaken a predictive test at the same period to evaluate the forecasting ability of the integrated model with regard to fuels consumption. Afterwards, the integrated model was then used to generate future forecasts in the period 2008 to 2017. Two scenarios for the exogenous variables were considered: one featuring a short duration for the current world crisis and another featuring a long duration. In both cases, the projections indicated an increase in the fuels demand for the next 10 years.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho desenvolveu um modelo de previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasil baseado na integração de um modelo econométrico de séries temporais com um modelo de insumo-produto híbrido. Os dados utilizados para estimar o modelo econométrico foram às séries históricas anuais dos componentes da demanda final (PIB, consumo das famílias, investimento, exportações, gastos do governo e importações) produzidos pelo Sistema de Contas Nacionais do IBGE. Para a construção do módulo de insumo-produto híbrido, foi utilizada a matriz nacional de insumo-produto do Brasil para o ano de 2005, estimada pelo IBGE, e os dados de uso de combustíveis derivados do petróleo (gasolina, óleo diesel, óleo combustível e álcool, medidos em “tep”) disponíveis no Balanço Energético Nacional de 2008. Na construção do modelo econométrico, verificou-se que as séries temporais além de não estacionárias são também cointegradas. Portanto, foram estimados modelos de correção de erros vetoriais para as variáveis originais e em uma versão alternativa com as mesmas transformadas em log. Para selecionar o melhor modelo, aplicou-se um teste preditivo sobre os modelos estimados para os anos de 2004 a 2007, concluindo-se que o modelo com variáveis em log apresentou o melhor desempenho. De forma análoga, foi também realizado um teste preditivo no mesmo período para verificar a capacidade de previsão do modelo integrado com relação ao consumo dos combustíveis. Posteriormente, o modelo integrado foi então usado para se fazer previsões futuras no período de 2008 a 2017. Foram considerados dois cenários para as variáveis exógenas: um refletindo uma duração curta para a atual crise mundial e outro uma duração longa para a mesma. Em ambos os casos, as projeções indicaram um aumento na demanda de combustíveis para os próximos 10 anos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Economiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconometriapt_BR
dc.subjectInsumo-produtopt_BR
dc.subjectModelo integradopt_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectEconometricpt_BR
dc.subjectInput-outputpt_BR
dc.subjectIntegrated modelpt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectFuelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.titleUm modelo econométrico + insumo-produto para a previsão de longo prazo da demanda de combustíveis no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações)



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