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dc.contributor.advisor1Alvarenga, Nilson Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703175D2pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, André Monteiro Guimarães Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794294J6pt_BR
dc.creatorTerra Júnior, Rogério-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4240302H6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-11T15:46:50Z-
dc.date.available2016-10-07-
dc.date.available2016-10-11T15:46:50Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2777-
dc.description.abstractThe contemporary visuality, both in products for the marketplace and at work that is intended to alternate or artistic has been marked by a phenomenon quite clear: the presence of signs and elements from different sources, patterns and styles, articulated simultaneously in the same visual field. This strategy of meaning has formsroots in the Dadaist movement, in the visual arts, which come to light in a context of profound scientific and philosophical transformations, and developed during the twentieth century to be consolidated and recently potentiated by digital technologies to capture, creation and processing of images. This hybridity of the image, that is manifested so clear and radical or covert and subtle, according to the nature of the product, serves as the ideal anarchic deconstruction of meaning, undertaken by the Dadaists in the early twentieth century, as the construction of standardized meanings and tight in recent visual communication or reframe of the picture elements in contemporary video art.pt_BR
dc.description.resumoA visualidade contemporânea, tanto em produtos destinados ao mercado quanto em obras que se pretendem alternativas ou artísticas, tem sido marcada por um fenômeno bastante evidente: a presença de signos e elementos oriundos de diversas matrizes, paradigmas e estilos, articulados de forma simultânea num mesmo campo visual. Esta estratégia de significação possui raízes no movimento Dadaísta nas artes visuais, surgido num contexto de profundas transformações científicas e filosóficas, e se desenvolveu durante o século XX, para ser recentemente consolidada e potencializada pelas tecnologias digitais de captação, criação e tratamento de imagens. Este hibridismo da imagem, que se manifesta de maneira evidente e radical ou dissimulada e sutil, de acordo com a natureza do produto, atende tanto ao ideal anárquico de desconstrução do significado, empreendido pelos dadaístas no início do século XX, quanto à construção de significados padronizados e estanques na comunicação visual recente ou à resignificação dos elementos da imagem na vídeo-arte contemporânea.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectDadaísmopt_BR
dc.subjectHibridaçãopt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectDadapt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.subjectAudiovisualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO Dadaísmo revisitado: formas de hibridação na linguagem audiovisual contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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