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dc.contributor.advisor1Christo, Maraliz de Castro Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787705Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Barata, Alexandre Mansur-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775887D4pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandes, Cássio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798278D1pt_BR
dc.creatorFerrari, Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4501283J4pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-06T12:31:27Z-
dc.date.available2016-10-05-
dc.date.available2016-10-06T12:31:27Z-
dc.date.issued2009-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2747-
dc.description.abstractThe texts of Manoel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) are the first reflections on art history, and brazilian art history. Immersed in the concerns of the construction of national narratives of nineteenth history writing and partner Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), made art historical potency using their training at the Academia Imperial de Belas Artes and experience in the Historical Institute Paris. Porto-alegre understood art as an expression of its time, giving it historicity, but also as the embodiment of a Spirit national materialization physical, technical and moral - subject to the limitations of the stage that the production company was. In this way, the need to establish a past national art and historicized understanding of art, can go beyond the neoclassical aesthetic horror that his formation had the Baroque. Relativized racial theories of the time and rescued of forgetfulness in the parish archives colonial Brazilian artists.pt_BR
dc.description.resumoOs textos de Manoel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879) são as primeiras reflexões sobre história da arte, e sobre história da arte brasileira. Imerso nas preocupações da construção de narrativas nacionais da escrita da história oitocentista e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), transformou a arte em potência histórica utilizando-se da sua formação na Academia Imperial de Belas Artes e da experiência vivida no Instituto Histórico de Paris. Porto-alegre compreendeu a arte como expressão de seu tempo, conferindo-lhe historicidade, mas também como a materialização de um Espírito nacional- materialização física, técnica e moral - sujeita as limitações do estágio que a sociedade produtora se encontrava. Desta forma, a necessidade de estabelecer um passado para a arte nacional e da compreensão da arte historicizada, pode ir além do horror que a estética neoclássica de sua formação tinha pelo Barroco. Relativizou as teorias raciais da época e resgatou do esquecimento nos arquivos paroquiais os artistas coloniais brasileiros.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectManoel de Araújo Porto-alegrept_BR
dc.subjectIHGBpt_BR
dc.subjectHistoriografia brasileirapt_BR
dc.subjectHistória da arte brasileirapt_BR
dc.subjectConstrução de narrativas nacionaispt_BR
dc.subjectManoel de Araújo Porto-alegrept_BR
dc.subjectIHGBpt_BR
dc.subjectBrazilian historiographypt_BR
dc.subjectBrazilian art historypt_BR
dc.subjectConstruction of national narrativespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleManoel Araújo Porto-alegre, reflexões sobre o historiadorpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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