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dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Sarmento, Diva Chaves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780067Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Deus, Maria Alba Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorRamos, Liane Miranda Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294676E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T15:32:54Z-
dc.date.available2016-09-16-
dc.date.available2016-10-04T15:32:54Z-
dc.date.issued2010-09-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2688-
dc.description.abstractWe intend in this work study the Strategic Planning in the Education applied to the Educational Management as instrument of managerial innovation, having as a starting point the analysis of a Program of the Department of the Education (Ministry of Education and Culture - MEC) which comes being implemented in the public schools of the country since 1997, the Plan of Development of the School – PDE School (Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola). Into a new educational context and considering the new public politics for the area after the launching in 2007 of the Plan of Goals of the Federal Government "Commitment Everybody by the Education"( Plano de Metas do Governo Federal “Compromisso Todos pela Educação”) and of the Plan of Development of the Education (Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE), we have done an approach concerns to the implementation of that action under the point of view of the director, in six municipal public schools of Juiz de Fora which presented low Development index of the basic education (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb) in the year of 2007. In this way, we tried to understand how happens the implementation of the program in the scope of the school, having like the focus the paper of the leadership in the process. The research of qualitative character involved interviews with school directors and the data analysis found was happened on the basis of recent production of authors from the field of the school management as Dourado (2001), Fonseca (2003a, 2003b), Libâneo (2004), Lück (1986), Mendonça (2000), Paro (1998), Teixeira (2010). The results shows the school necessity to appropriate of a culture of planning having as a central articulator the gestor and he must exercise a strong leadership and to be capable of talk with all of the segments of the school community in a democratic form, in behalf of an education of quality.pt_BR
dc.description.resumoObjetivamos neste trabalho estudar o Planejamento Estratégico na Educação aplicado à Gestão Educacional como instrumento de inovação gerencial, tendo como ponto de partida a análise de um Programa do Ministério da Educação (MEC) que vem sendo implementado nas escolas públicas do país desde 1997, o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola. Dentro de um novo contexto educacional e considerando as novas políticas públicas para a área após o lançamento, em 2007, do Plano de Metas do Governo Federal “Compromisso Todos pela Educação” e do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), fizemos uma abordagem no que diz respeito à implementação dessa ação sob a ótica do diretor, em seis escolas públicas municipais de Juiz de Fora que apresentaram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ano de 2007. Dessa forma, buscamos compreender como se dá a implementação do programa no âmbito da escola, tendo como foco o papel da liderança no processo. A pesquisa de cunho qualitativo envolveu entrevistas com diretores escolares e a análise dos dados encontrados se deu com base na produção recente de autores do campo da gestão escolar, como Dourado (2001), Fonseca (2003a, 2003b), Libâneo (2004), Lück (2008), Mendonça (2000), Paro (1998), Teixeira (2010). Os resultados apontam que a escola precisa apropriar-se de uma cultura de planejamento tendo como articulador central o gestor, devendo esse exercer uma forte liderança e ser capaz de dialogar com todos os segmentos da comunidade escolar de forma democrática, em prol de uma educação de qualidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiretorpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectPDE escolapt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectIdeb (development index of the basic education)pt_BR
dc.subjectLeadershippt_BR
dc.subjectPDE school (plan of development of the school)pt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO papel do diretor na implementação do PDE escola: experiências em Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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