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dc.contributor.advisor1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee1Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728293E3pt_BR
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.creatorDinali, Wescley-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247639E2pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:49:27Z-
dc.date.available2016-09-14-
dc.date.available2016-10-04T13:49:27Z-
dc.date.issued2011-03-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2678-
dc.description.abstractThe argumentation we propose here is part of an interest in bringing forth discussions on the production of schooled subjects, on the possibility of (re)thinking different processes of subjectivities present in school‟s day-to-day running – subjection, freedom practices. Taking the foucauldian perspective and that of some authors who work with this proposal (such as Gallo, Veiga-Neto, Revel and others) as theoretical framework, this research was carried out in secondary school, at Colégio de Aplicação João XXIII of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). It was observed that the school seeks to control the schooled bodies daily. Thus, „indiscipline‟ was considered a practice of resistance against the effects of power. This is inherent in that sort of pedagogic process, because the greater the control is, the more resistance forces are produced. However, many times, school authority seeks to control these forces even more, thus producing and reproducing (in)discipline. As it is, the ethics of aesthetics of existence as care of the self can become, to teaching practices, a means of resistance to that model of school, to imposed practices. It provides teachers and others with different arrangements of forces within such a space, games of mutual liberties, reciprocal between one another, daily.pt_BR
dc.description.resumoAs problematizações aqui pospostas passam pelo interesse em mover discussões em torno da produção de sujeitos escolarizados na possibilidade de (re)pensar os diferentes processos de subjetividades presentes no cotidiano escolar, sujeição e práticas de liberdade. Tendo como arcabouço teórico a perspectiva foucaultiana e alguns autores que trabalham com essa proposta, como Gallo, Veiga-Neto e Revel, entre outros, a pesquisa foi realizada no Ensino Médio do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Observou-se que a escola busca controlar cotidianamente os corpos escolares. A “indisciplina” foi pensada como uma prática de resistência contra esses efeitos do poder inerente a esse tipo de processo pedagógico, pois quanto mais se controla mais se produzem forças resistentes. Todavia, a autoridade escolar, muitas vezes, busca controlar ainda mais essas forças, produzindo e reproduzindo a (in)disciplina. Para tanto, a ética da estética da existência como cuidado de si pode vir a ser, para a prática docente, uma forma de resistência a esse modelo escolar, a essas práticas impostas, propiciando, para o professor e para os outros, diferentes jogos de forças no interior desse espaço, jogos de liberdades mútuas, recíprocas entre uns e outros cotidianamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subject(In)disciplinapt_BR
dc.subjectCuidado de sipt_BR
dc.subjectSchool routinept_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectDisciplinept_BR
dc.subjectCare of the selfpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO que vocês fizeram está fora de um padrão aceitável para a escola: sujeição e práticas de liberdade no cotidiano escolar – da (in)disciplina ao cuidado de sipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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