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dc.contributor.advisor1Trinta, Aluizio Ramos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761247H8pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee2Serpa, Marcelo Helvecio Navarro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753606H9pt_BR
dc.creatorNeves, Fabiana Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4509128J6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:47:53Z-
dc.date.available2016-09-14-
dc.date.available2016-10-04T13:47:53Z-
dc.date.issued2011-07-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2676-
dc.description.abstractThis dissertation was taken from three assumptions: the centrality that media, especially television, acquired as a provider of identity models to contemporary subjects; the social consumption significance and publicity as its mediator, on production halo. In focus is beer market. The main aim of this research is analyze the identity representation build up on and from market publicity productions of top beer brands in Brazilian market: Skol, Brahma, and Antatctica, all from AmBev. Together these brands concentre more than 70% on Brazilian market. These representations were studied through the identification of creative and discursive strategies present on market publicity productions of each brand; we started from the positioning - the image that the market publicity production try to project on consumer – expressed on each campaign. Thereafter we tried to inferred, from the series of tangible attributes and, mainly, from intangible attributes linked to the brands, the possible identity conformations build up for its consumer from advertising discourse. The market publicity productions chosen were: "Boa, só se for Antarctica”, “Brahmeiros” e “Tá na roda? Tá redondo!”, which advertisements were exhibited on free TV between 2006 and 2009. A sum of twenty eight films are being studied using semiotic principles and historic contextualization as methods of analysis. Combining a brief study of signs with a second one, related to the social context in which the brand is inserted, the analysis try to offer explanations that make clear the manner (or manners) through publicity proposes identity prototypes for the hypermodern subject. The analysis allowed us verify that the brands try to cover themselves in a identity builded up on the most expensive values for its consumer, to afterwards, through the magic discourse of publicity communication, taken them back transformed, improved, by the product consumption bond. The product/brand, inserted on social practices predominantly associated to pleasure and leisure, act as identity social flag of the consumer, that exposing its choice for its peers, silently declares who he is, based on what he buys. This is the way that publicity communication, on promoting and give visibility to brand identity, assist the recognition and the immediate bond between brand and consumer identity that elect that publicity communication.pt_BR
dc.description.resumoEsta Dissertação parte de três pressupostos: da centralidade alcançada pela mídia, especialmente pela televisão, como fornecedora de modelos identitários aos sujeitos contemporâneos; das significações sociais do consumo; e da publicidade enquanto mediadora deste com a esfera da produção. Em foco está o mercado de cerveja. O objetivo geral é analisar as representações identitárias construídas na e pela comunicação publicitária das marcas de cerveja líderes em participação no mercado nacional, Skol, Brahma e Antarctica, todas de propriedade da AmBev. Juntas, estas marcas concentram mais de 70% das vendas no mercado interno. Estas representações foram estudadas a partir da identificação das estratégias criativas e discursivas presentes na comunicação publicitária de cada marca; partese do posicionamento — imagem que se deseja projetar para o consumidor — expresso em cada campanha. Posteriormente busca-se depreender, da série de atributos tangíveis e, principalmente, intangíveis, vinculados à marca, as possíveis conformações identitárias edificadas para o seu consumidor pelo discurso publicitário. As campanhas escolhidas foram “Boa, só se for Antarctica”, “Brahmeiros” e “Tá na roda? Tá redondo!”, cujos comerciais foram veiculados, em TV aberta, entre os anos de 2006 e 2009. No total, vinte e oito peças são analisadas utilizando princípios semióticos e de contextualização histórica. Reunindo um breve estudo de signos e aquele relativo ao campo social em que a marca está inserida, as análises se empenham em oferecer explicações que tornem mais clara a maneira (ou maneiras) pelas quais a publicidade constrói protótipos identitários para os sujeitos ditos hipermodernos. Os resultados permitem verificar que as marcas buscam investir-se de uma identidade agregadora dos valores mais caros ao seu consumidor para, posteriormente, pelo discurso da comunicação publicitária, devolvê-las transformadas, melhoradas, pelo vínculo ao consumo do produto. Inserido nas práticas sociais predominantemente associadas ao prazer e ao lazer, o produto/marca age enquanto sinalizador identitário social do consumidor que declara, silenciosamente, quem é, graças ao que consome.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectBeerpt_BR
dc.subjectBrandspt_BR
dc.subjectTelevisionpt_BR
dc.subjectAdvertisementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleRepresentações identitárias de consumidores em publicidade de cerveja na TV (um estudo de caso das marcas Antarctica, Brahma e Skol)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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