Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2668
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brunadiasdecarvalho.pdf1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee1Garnica, Antonio Vicente Marafioti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786248T9pt_BR
dc.contributor.referee2Fontes, Ana Maria Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723261J1pt_BR
dc.creatorCarvalho, Bruna Dias de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238696H8pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:09:35Z-
dc.date.available2016-09-14-
dc.date.available2016-10-04T13:09:35Z-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2668-
dc.description.abstractThe undergraduate students in mathematics, by choosing this course, bring, often the status of "good student", gained during his training in Elementary and Middle, but when they enter higher education, other brands will be giving. This dissertation sought to hear this case. We studied formative marks that were revealed by/in the students during the investigation, which, in turn, was held in the classes of subjects School Mathematics I and Geometry Space in a course of Mathematics; along also readings and interpretations of diagnostic evaluations, performed by teachers School Mathematics I, and during an interview, conducted with three undergraduates. With keen ears to that sound, you can say that expectations are constructed and deconstructed over the degree course, which is ongoing, and thus the notion of "good student " has just changed, changing, too, the image of what would be a math teacher. From these marks, the study authors as Descartes, Deleuze, Nietzsche, Kastrup, among others, and the discussion about which trade marks are being made in training / by students opting for degree in Mathematics in its educational routes, is that the writing of this dissertation is given.pt_BR
dc.description.resumoOs alunos de licenciatura em Matemática, ao optarem por esse curso, trazem, muitas vezes, o status de “bom aluno”, conquistado durante sua formação nos Ensinos Fundamental e Médio, porém, quando ingressam no Ensino Superior, outras marcas vão se dando. A presente dissertação procurou ouvir esse processo. Foram estudadas marcas formativas que foram sendo reveladas pelos/nos alunos, no decorrer da investigação, que, por sua vez, foi realizada nas aulas das disciplinas Matemática Escolar I e Geometria Espacial, em um curso de Licenciatura em Matemática; ao longo, ainda, de leituras e releituras de avaliações diagnósticas, realizadas pelo professor da disciplina Matemática Escolar I; e durante uma entrevista, realizada com três licenciandos. Com ouvidos aguçados para essa sonoridade, é possível dizer que expectativas são construídas e desconstruídas, ao longo da licenciatura, que esteja em curso, e, assim, a noção de “bom aluno” acaba modificada, modificando, também, a imagem do que seria ser professor de matemática. A partir dessas marcas, do estudo de autores como Descartes, Deleuze, Nietzsche, Kastrup, entre outros, e do questionamento sobre quais marcas formativas vão sendo constituídas nos/pelos alunos, que optam pela Licenciatura em Matemática, em seus percursos de formação, é que a escrita desta dissertação se deu.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem inventivapt_BR
dc.subject(Des)territorializaçãopt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectLearning inventivenesspt_BR
dc.subject(Un)territorializationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSinfonia #01: licenciandos em matemática e algumas marcaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.