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dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Bruno, Adriana Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4753894P2pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Anamelea de Campos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761374J2pt_BR
dc.creatorProcópio, Elizabete Ramalho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295578T1pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:08:12Z-
dc.date.available2016-09-13-
dc.date.available2016-10-04T13:08:12Z-
dc.date.issued2011-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2666-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the implications of teachers’ education by the meaning of technologies of the information and communications, of an education in distance (EAD) course, about the reference of the classroom practice and the relationship with the technologies. We made a case study related to the pedagogy course offered by University Federal of Juiz de Fora (UFJF), in the Cataguases` pole. We investigated, by interviews and questionnaires applied to teachers graduated by the matter course, which has worked and still working as teachers in the city and region, how do they used the information and communication technologies (TIC) in their daily education practice. Our main objective was to investigate if the teacher who was graduated through the technologies would use more those TIC as pedagogical mediation in their teaching practice, compared with his work before his education course. In concern to the theoretical approach, this study was based on the theorethical view of Babin e Kouloumdjian (1989), Castells (1999), Kenski (2003, 2007), Schön (2000), Vygotsky (1998, 2009) Belloni (2001, 2002, 2009), Borges (2006) and others. We privileged the reflections about the distance education and your relationship with the new technologies, as well as the questions about the teacher’s graduation. Through our analyses, it was possible to perceive that the teachers graduated by “EAD” made use of the technologies means in the diary professional life education. However, this practice represents more in the question of the classes’ preparation, in the interaction of the socials network and research demands. Some factors were identified as possible reasons for the limitation or incipient use of the technologies as an education resource like as: the classroom absence or precariousness of the school’s information technology classroom, insufficient incentives by the educational coordinators, and others.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar as implicações da formação de professores por meio das tecnologias da informação e comunicação, num curso de Educação a Distância (EAD), no que se refere à sua prática na sala de aula e suas relações com as tecnologias. Realizamos um estudo de caso referente ao curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no pólo de Cataguases. Investigamos, por meio de entrevistas e questionários aplicados a professores formados pelo referido curso, que já trabalhavam e continuam trabalhando como docentes na cidade e região, como eles faziam uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) em sua prática pedagógica cotidiana. Nosso principal objetivo consistiu em investigar se o professor formado por meio das tecnologias utilizaria mais essas TIC como mediação pedagógica em sua prática docente, em comparação com o seu trabalho anterior à sua formação. No que diz respeito ao arcabouço teórico, o presente trabalho fundamentou-se nos pressupostos teóricos de Babin e Kouloumdjian (1989), Castells (1999), Kenski (2003, 2007), Schön (2000), Vygotsky (1998, 2009) Belloni (2001, 2002, 2009), Borges (2006), dentre outros. Privilegiou-se reflexões sobre a educação a distância e sua relação com as novas tecnologias, bem como questões acerca da formação de professores. Por meio de nossas análises, foi possível perceber que os professores formados pela EAD fazem uso dos meios tecnológicos em sua vida cotidiana e profissional. Entretanto, esse uso se configura mais na questão da preparação de aulas, na interação nas redes sociais e buscas de pesquisa. Alguns fatores foram identificados como possíveis motivos para a limitação ou uso incipiente das tecnologias como recurso pedagógico, tais como: ausência ou precariedade de sala de informática das escolas; falta de incentivo dos coordenadores, dentre outros.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTecnologias da comunicaçãopt_BR
dc.subjectInformaçãopt_BR
dc.subjectEducation in distance (EAD)pt_BR
dc.subjectTeachers’ educationpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleFormação de professores e tecnologias: implicações da educação a distância na prática docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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