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dc.contributor.advisor1Silveira Junior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Aristides Ledesma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786977H2pt_BR
dc.creatorBressan, Renato Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4267399E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:07:36Z-
dc.date.available2016-09-13-
dc.date.available2016-10-04T13:07:36Z-
dc.date.issued2011-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2665-
dc.description.abstractResearch on the avatar: notions, contexts, media, functions and its correlated processes, from Hinduism (± 500 BC) to Computer Science (since 1970). Critical reasoning about the main conceptualizations of avatar in fields as Cyberculture, Game Studies, New Media and Software Studies. Introduction and analysis on the type of avatars, its proprieties and dynamics most commonly used in 3D platform Second Life (Linden Lab, 2003). Empirical research on the main processes involved during interactions between users, avatars and Second Life platform‘s events. Considerations on the presence of avatar in Contemporary Technoculture, according to New Psychoanalysis‘s communication theory emerged in the 1980s, called Transformatic. Finally, the avatar understood in scalability terms, as part of a hardly measurable complex network, and with a functioning that can make the emergence of processes of communication, mobility and transformation.pt_BR
dc.description.resumoPesquisa sobre a noção de avatar, seus contextos, suportes, funções e processos correlatos, desde a emergência do termo no hinduísmo (± 500 A.C.) até sua apropriação pelas ciências da computação (a partir de 1970). Apreciação crítica dos conceitos de avatar mais usados em áreas como Cibercultura, Game Studies, New Media e Software Studies. Apresentação e análise dos tipos de avatares disponíveis na plataforma 3D Second Life (Linden Lab, 2003), suas competências e dinâmicas mais frequentemente mobilizadas. Pesquisa empírica dos processos recorrentes durante a interação entre usuários, avatares e procedimentos peculiares à plataforma Second Life. Considerações sobre a presença do avatar na tecnocultura contemporânea, em diálogo com a Transformática, teoria da comunicação proposta pela Nova Psicanálise nos anos 1980. Finalmente, o avatar entendido em termos de escala, como parte de uma rede complexa de difícil mapeamento, e com funcionamento capaz de fazer emergir processos que envolvem comunicação, mobilidade e transformação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectAvatarpt_BR
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectAvatarpt_BR
dc.subjectNetworkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleAvatares em rede: comunicação, mobilidade e transformaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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