Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2661
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alinecunhadepaulacarneiro.pdf4.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Sonia Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700208T6pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorCarneiro, Aline Cunha de Paula-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4480990Z5pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T13:03:00Z-
dc.date.available2016-09-13-
dc.date.available2016-10-04T13:03:00Z-
dc.date.issued2011-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2661-
dc.description.abstractThis paper is the result of a research experienced by urban and rural young flywheel students, rural workers children, Batatal residents, located in Lima Duarte - MG. Therefore, the focus of research turned to eight young students, aged from 14 to 17 years, which, to continue the study, need to travel from their neighborhood to a school in the town. For that, I use a qualitative methodology, where the semistructured interviews, supported by photographs, seek to understand how students represent their life stories, permeated by the urban-rural relationship. The theoreticalmethodological support is grounded in Doreen Massey, Yi-Fu Tuan, Raymond Williams, Milton Santos, Ana Fani, Valmir Stropasolas, José de Souza Martins and Oliveira Jr. The photographs taken by young students express means by which the pictures define and build themselves The comments about the images produced express how they experience their movements, building an environment in which urban and rural do not appear separated.pt_BR
dc.description.resumoEssa dissertação é resultado de uma pesquisa acerca das relações urbanas e rurais vividas pelos jovens estudantes volantes, filhos de trabalhadores rurais, moradores do bairro Batatal, localizado em Lima Duarte – MG. Portanto, o foco da investigação voltou-se para oito jovens estudantes, com idades entre 14 e 17 anos, que, para darem continuidade ao estudo, necessitam se deslocar do bairro para uma escola que fica no centro da cidade. Para tanto, utilizo uma metodologia de cunho qualitativo, onde as entrevistas semi-estruturadas com o apoio das fotografias buscam compreender como os estudantes representam suas histórias de vida permeadas pela relação urbana-rural. O suporte teórico-metodológico está alicerçado em Doreen Massey, Yi-Fu Tuan, Raymond Williams, Milton Santos, Valmir Stropasolas, José de Souza Martins e Oliveira Jr. As fotografias realizadas pelos jovens estudantes expressam significados pelos quais se definem e se constroem o espaço. Os comentários sobre as imagens produzidas expressam a maneira como eles vivenciam seus deslocamentos, construindo um ambiente em que o urbano e o rural não aparecem dissociados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRepresentações espaciaispt_BR
dc.subjectRelações urbanas e ruraispt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectSpatial representationspt_BR
dc.subjectRelationshipspt_BR
dc.subjectUrban and ruralpt_BR
dc.subjectYouth and spacept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRepresentações em movimento: jovens estudantes do batatal, entre o urbano e o ruralpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.