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dc.contributor.advisor1Lopes Filho, Boanerges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0pt_BR
dc.contributor.referee1Maranini, Nicolau José Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767564E5pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.creatorNascimento, Iara Marques do-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4127006A4pt_BR
dc.date.accessioned2016-10-04T12:28:45Z-
dc.date.available2016-09-08-
dc.date.available2016-10-04T12:28:45Z-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2645-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to understand the importance of internal communication in the processes of construction and reconstruction of meanings appropriate to the needs of organizations, taking into account the strategic objectives of same. It is observed the relevance of the hypothesis that internal communication is able to put into circulation and articulate meanings that promotes the organizational reality. This process is seen from the perception of employees Viação Progresso relating to the construction of organizational identity. It started from the theoretical assumption that communication processes are constituted through relationships and interactions, and perceived as symbolic and discursive phenomena. In this sense, it works with symbolic interactionism, constructivism and complex thought, and takes into account factors such as participation and organizational culture to articulate the processes. On the way, is highlighted the formal networks of communication, with face to face interactions, and informal networks, with social networks of informal communication, specifically the rádio peão. Through the methodologies of content analysis and use of assumptions of discourse analysis and text, seeks to understand the perception of employees on the internal communication and prepare a chance to read the same process as relational and discursive.pt_BR
dc.description.resumoA proposta da dissertação é compreender a importância da comunicação interna nos processos de construção e reconstrução de sentidos e significados adequados as necessidades das organizações, levando em consideração os objetivos estratégicos da mesma. Observa-se a pertinência da hipótese de que a comunicação interna é capaz de colocar em circulação e articular sentidos que fomentam a realidade organizacional. Este processo é observado a partir da percepção dos funcionários da Viação Progresso em relação à construção da identidade organizacional. Parte-se do pressuposto teórico de que os processos comunicacionais constituem-se por meio de relacionamentos e interações, sendo percebidos enquanto fenômenos simbólicos e discursivos. Neste sentido, trabalha-se com o interacionismo simbólico, o construtivismo e o pensamento complexo, e leva-se em conta elementos como participação e cultura organizacional para a articulação dos processos. No percurso, são destacadas as redes formais de comunicação, com as interações face a face, e as redes informais, com as redes sociais de comunicação informal, mais especificamente a rádio peão. Por meio das metodologias de análise de conteúdo e da utilização de pressupostos da análise de discurso e texto, busca-se compreender a percepção dos funcionários sobre a comunicação interna e elabora-se uma possibilidade de leitura da mesma enquanto processo relacional e discursivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectIdentidade organizacionalpt_BR
dc.subjectRedes formaispt_BR
dc.subjectRedes informaispt_BR
dc.subjectOrganizational communicationpt_BR
dc.subjectInternal communicationpt_BR
dc.subjectOrganizational identitypt_BR
dc.subjectFormal networkspt_BR
dc.subjectInformal networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA comunicação interna e a construção da identidade organizacional – compreendendo percepções e processos por meio da Viação Progresso e Turismo S/Apt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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