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dc.contributor.advisor1Dreher, Luís Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766247H2pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Ronaldo Duarte da-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783338T2pt_BR
dc.contributor.referee1Higuet, Etienne Alfred-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763054A8pt_BR
dc.creatorPitt, Rafael César-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731146D6pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-30T13:52:07Z-
dc.date.available2016-09-28-
dc.date.available2016-09-30T13:52:07Z-
dc.date.issued2010-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2616-
dc.description.abstractTheodicy is the concept used in modernt philosophy to describe a defense or justification of divine perfection before the problem of evil. The objective of this work is to show that the book of Schelling of 1809, the Freiheitsschrift, dispenses the preparation of a theodicy while offering a system of the reason in which the problem of the evil is properly understood inside the sphere of the human freedom. This achievement allows Schelling demonstrate the divine attributes of life and personality, while pointing to the absence of relationship between God and evil. This emptiness between the creator and evil is possible, firstly, through the conception of creation as an unfolding of the divine being and, secondly, through the possibility of evil founded exclusively on human freedom. The result of this emptiness is the dispensability of the subsequent defense of God before the problem of evil.pt_BR
dc.description.resumoA teodiceia é o conceito utilizado na modernidade filosófica para designar uma defesa ou justificativa da perfeição divina diante do problema do mal. O objetivo deste trabalho é mostrar que o livro de Schelling de 1809, a Freiheitsschrift, dispensa a elaboração de uma teodiceia ao oferecer um sistema da razão no qual o problema do mal é devidamente compreendido dentro da esfera da liberdade humana. Esse feito permite a Schelling demonstrar os atributos divinos da vida e da personalidade, ao mesmo tempo em que aponta para a ausência de relação entre Deus e o mal. Esse vazio entre o criador e o mal é possível, por um lado, pela concepção de criação, enquanto desdobramento do ser divino e, por outro lado, pela possibilidade do mal fundada exclusivamente na liberdade humana. O resultado desse vazio é a consequente dispensabilidade da defesa de Deus diante do problema do mal.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSchellingpt_BR
dc.subjectFreiheitsschriftpt_BR
dc.subjectTeodiceiapt_BR
dc.subjectDeuspt_BR
dc.subjectLiberdade humanapt_BR
dc.subjectMalpt_BR
dc.subjectSchellingpt_BR
dc.subjectFreiheitsschriftpt_BR
dc.subjectTheodicypt_BR
dc.subjectGodpt_BR
dc.subjectHuman freedompt_BR
dc.subjectEvilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA suprema questão da Freiheitsschrift: a crítica de Schelling às tentativas de teodiceiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



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