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dc.contributor.advisor1Bezerra, Cristina Simões-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792006P8pt_BR
dc.contributor.referee1Sauer, Sergio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703597P3pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, Marina Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784161J9pt_BR
dc.creatorBatista, Maiara-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456480P7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-28T15:47:00Z-
dc.date.available2016-09-28-
dc.date.available2016-09-28T15:47:00Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2603-
dc.description.abstractThe ruling classes engaged in the Brazilian countryside have prioritized the use of education as sociability element to camouflage the logic of plundering agribusiness and to legitimate the bourgeois sociability. In this reality, the Brazil’s National Rural Learning Service (SENAR), which operates under the guidelines of the Brazilian Confederation of Agriculture and Livestock (CNA), has sought since its foundation in 1991 to be a reference in the rural training to establish itself as the genuine Escola da Terra or “School of the Land”. From this perspective, in 2012, SENAR started to offer a new educational component of its National Program for Access to Technical Training and Employment (PRONATEC) aimed at rural people. Such offer was only made possible through partnerships between the private and public sector which have been consolidating in Brazil since the adoption of neoliberal policies in the 1990s. Considering the distinct characteristics of the rural sector, one should investigate how Professional Education is structured in Brazil and which are the past studies and research developed around this this educational modality. What are the objectives of entities connected to private apparatuses of hegemony of the ruling class in proposing Rural educational initiatives? Based on these questionings, this study intends to comprehend the intentions behind the bourgeois’ investments in the rural educational projects by using SENAR educational initiatives as an example through the document and bibliographical review of previous studies in the field.pt_BR
dc.description.resumoAs classes dominantes atuantes no campo tem priorizado a educação, enquanto elemento de sociabilidade, para camuflar a lógica de espoliação do agronegócio e criar legitimidade acerca da sociabilidade burguesa. Nesta realidade, o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural, vinculado a entidade patronal Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária, busca, desde sua fundação em 1991, ser uma referência na aprendizagem rural, de modo a constituir-se como a genuína “Escola da Terra”. Sob esta perspectiva, em 2012, o Senar passa a oferecer a modalidade destinada aos povos do campo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Tal oferta foi possível devido às parcerias público-privadas que, no Brasil, consolidaram-se nos anos 1990, com a adoção das políticas neoliberais. A partir das especificidades do campo, cabe questionar como se organiza a Educação Profissional e quais os estudos existentes sobre essa modalidade de educação? Quais os objetivos de entidades ligadas a aparelhos “privados” de hegemonia da classe dominante ao ofertar ações voltadas a Educação Profissional no campo? Baseados nestes questionamentos, esse estudo pretende compreender, mediante pesquisa bibliográfica e documental, a intencionalidade da burguesia em fomentar projetos educativos no campo, utilizando-se como exemplo as iniciativas educacionais do Senar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJuventude do campopt_BR
dc.subjectClasses dominantespt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectPronatec Senarpt_BR
dc.subjectYouth of fieldpt_BR
dc.subjectRuling classpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectPronatec senarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titlePor corações e mentes: a configuração do projeto da classe dominante na educação profissional da juventude do campo: um estudo acerca da iniciativa Pronatec Campo/ Senar/ Cnapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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