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dc.contributor.advisor1Reyna, Carlos Francisco Perez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798607T9pt_BR
dc.contributor.referee1Barreto, Debora Breder-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734748D0pt_BR
dc.contributor.referee2Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784839D2pt_BR
dc.contributor.referee3Pinheiro, Amanda Chaves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241860U1pt_BR
dc.contributor.referee4Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766727T3pt_BR
dc.creatorGama, Gheysa Lemes Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4228897E6pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-27T20:48:27Z-
dc.date.available2016-09-27-
dc.date.available2016-09-27T20:48:27Z-
dc.date.issued2016-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2598-
dc.description.abstractThis thesis aims to investigate the change in the representations of the cultural identity by analyzing the allegorical role played by the road in the Brazilian road movies released between 1960 and 2015. The hypothesis is that this group of films brings about, in a given historical moment, representations of collective identity (national identity), but changing later to represent a fragmented identity. As a result of this effort one might find the existence of what is now being called the two phases of the Brazilian road movie: the "Physical Journey" (congregating films released between 1960 to 1998) and the "Journey Within" (films from 1998 to 2015). What most distinguishes these two phases are the allegories personified by the road in these road movies, which change at the same time that changes in the cultural identity occur, the latter being confirmed by authors such as Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) and Hall (2005). If the first phase, the road is presented as an allegory of the nation and of the Brazilian people, whereas in the second phase it begins to represent the individual transformation, the subjective odyssey, an existential space of transformation, which is configured as a rite of passage. The thesis is supported, in addition to the theoretical foundations, by the cinematic analysis of six films: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Thus, this work seeks to show, by watching the representation of some social and cultural characteristics present in the national cinema, the real confluence between the allegorical changes in Brazilian road movies with those in the construction of our own cultural identity.pt_BR
dc.description.resumoA presente tese pretende investigar a mudança na representação da identidade cultural analisando o papel alegórico desempenhado pela estrada nos road movie brasileiros lançados entre 1960 e 2015. A hipótese revela que este grupo de obras fílmicas apresenta, num determinado momento histórico, representações de identidade coletiva (a identidade nacional), modificando-se posteriormente, para representar uma identidade fragmentada. Como resultado desse esforço observa-se a existência daquilo que presentemente estamos chamando de duas fases do road movie brasileiro: a “Viagem Física” (congrega filmes lançados entre a década de 1960 até 1998) e a “Jornada Interior” (com filmes de 1998 até 2015). O que mais diferencia essas duas fases são as alegorias assumidas pela estrada nestes road movies, que se modificam, ao mesmo tempo em que se verifica mudança na própria identidade cultural, esta última confirmada em autores como Anderson (2008); Bauman (2008, 2001, 1998) e Hall (2005). Se na primeira fase a estrada é apresentada como uma alegoria da nação e do povo brasileiro, na segunda fase, começa a representar a transformação individual, odisseia subjetiva, um espaço existencial, de transformação, que se configura como um ritual de passagem. A tese é amparada, para além dos fundamentos teóricos, na análise fílmica de seis películas: Iracema, uma transa amazônica (BODANZKY; SENNA, 1974); Bye bye Brasil (DIEGUES, 1979); Jorge, um brasileiro (THIAGO, 1988); Central do Brasil (SALLES, 1998); Cinemas, aspirinas e urubus (GOMES, 2005) e Dromedário no asfalto (VARGAS, 2014). Assim, se busca demonstrar, observando a representação de algumas características sociais e culturais presentes no cinema nacional, a real confluência entre as mudanças alegóricas nos road movies brasileiros com as transformações na construção da nossa própria identidade cultural.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAlegoriapt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRoad moviept_BR
dc.subjectViagempt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAllegorypt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRoad moviept_BR
dc.subjectJourneypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleDa viagem física à jornada interior: alegorias e identidade cultural em road movies brasileiros (1960-2015)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais (Teses)



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