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dc.contributor.advisor1Magalhães, Raul Francisco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798456Y4pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcelo Ayres Camurça-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786439H3pt_BR
dc.contributor.referee2Kuhlmann, Paulo Roberto Loyolla-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700076T0pt_BR
dc.creatorGitirana, Moacyr Maia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381157J5pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:26:56Z-
dc.date.available2016-09-21-
dc.date.available2016-09-26T20:26:56Z-
dc.date.issued2010-07-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2543-
dc.description.abstractThis work is based upon the theory of “the social construction of reality”, by Peter Berger and Thomas Luckmann. They show how social sciences have to deal with a reality which has a dialectic relation with the knowledge we have about it, so, to understand the social reality, we have to understand how knowledge itself is produced and acquired. This theory should fit a special case study of social construction of the military mind in Brazil. To this study, a military school is considered, and to have a basic conception of the military mind, the classical work of Samuel Huntington, with an ideal type of that mind, is taken into account. This description is compared with the military ethic prescribed in the Brazilian Army. After Berger & Luckmann‟s theory is reviewed, a description of how a school constructs the typical military mind is provided. This work is intended to be a test to constructivism theory in a real, particular case of a field research.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se baseia na teoria da “construção social da realidade”, de Peter Berger e Thomas Luckmann. Eles mostram como as ciências sociais têm de lidar com uma realidade que tem relação dialética com o conhecimento que temos sobre ela, então, para entender a realidade social, temos que entender como o próprio conhecimento é produzido e adquirido. Esta teoria deve ser adequada a um estudo de caso especial de construção social da mentalidade militar no Brasil. Para este estudo, considerou-se uma escola militar, e para se ter uma concepção básica da mentalidade militar, a obra clássica de Samuel Huntington, com um tipo ideal daquela mentalidade, é levada em conta. Esta descrição é comparada com a ética militar prescrita no Exército Brasileiro. Depois de revisar a teoria de Berger & Luckmann, apresenta-se uma descrição de como uma escola constrói a mentalidade militar típica. Pretende-se que este trabalho seja um teste para a teoria do construtivismo num caso real, particular de pesquisa de campo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectSociologia militarpt_BR
dc.subjectMentalidade militarpt_BR
dc.subjectConstructivismpt_BR
dc.subjectMilitary Sociologypt_BR
dc.subjectMilitary Mindpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleA construção da mentalidade militar no Brasil: estudo de caso típicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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