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dc.contributor.advisor1Cassab, Maria Aparecida Tardin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788262T4pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Cecília Paiva Neto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701847D3pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Cláudia Mônica dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789407U6pt_BR
dc.creatorMartins, Érica Stoupa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273257D7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:23:54Z-
dc.date.available2016-09-20-
dc.date.available2016-09-26T20:23:54Z-
dc.date.issued2010-09-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2526-
dc.description.abstractHistorically, the young' professional formation, besides being understood as lever for the social, economic and political development of Brazil, became antidote against the expressions of the social subject that they permeate the juvenile universe, still being able to, to configure as accomplishment source and emancipation of these social subjects through the relationship education and work. The restricted access to the quality education, the fragile conditions for the permanence in the school system, the inadequate professional qualification, the insert difficulty in the formal labor market and it fights for the first employment, they are among the main problems with which the Brazilian young come across today. We presuppose that the relationship education and present work in the politics of professional formation, when conjugating attendance, to discipline and social control - through teaching and formation activities for the subordinate, acceptance in ways work precarious, with insufficient learning for the juvenile segment to settle down difficultly in the labor market will turn the young citizen-workers that recognize, they demand rights and they are made participant in the process of social, economic emancipation, politics and human. In this threshold, we intended to approach the educational politics of young' professional formation that comes if developing inside the politics of social attendance.pt_BR
dc.description.resumoHistoricamente, a formação profissional de jovens, além de ser compreendida como alavanca para o desenvolvimento social, econômico e político do Brasil, se tornou antídoto contra as expressões da questão social que permeiam o universo juvenil, podendo ainda, se configurar como fonte de realização e emancipação destes sujeitos sociais através da relação educação e trabalho. O acesso restrito à educação de qualidade, as frágeis condições para a permanência no sistema escolar, a inadequada qualificação profissional, a dificuldade de inserção no mercado de trabalho formal e luta pelo primeiro emprego, estão entre os principais problemas com os quais os jovens brasileiros se deparam hoje. Pressupomos que a relação educação e trabalho presente nas políticas de formação profissional, ao conjugar assistência, disciplinamento e controle social - ofertando ensino e atividades de formação para a subalternidade, aceitação de formas precarizadas de trabalho, com aprendizado insuficiente para o segmento juvenil se estabelecer no mercado de trabalho dificilmente tornará os jovens cidadãos-trabalhadores que reconhecem, reivindicam direitos e se fazem partícipes no processo de emancipação social, econômica, política e humana. Neste limiar, pretendemos abordar a política educacional de formação profissional de jovens que vem se desenvolvendo no interior da política de assistência social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectAssistência socialpt_BR
dc.subjectYoungpt_BR
dc.subjectProfessional formationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subjectSocial attendancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleFormação profissional de jovens: entre a educação e a assistênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Serviço Social (Dissertações)



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