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dc.contributor.advisor1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6pt_BR
dc.contributor.referee2Wechsler, Solange Muglia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787872A6pt_BR
dc.creatorPereira, Carlos Eduardo de Souza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4500959Y7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:23:31Z-
dc.date.available2016-09-19-
dc.date.available2016-09-26T20:23:31Z-
dc.date.issued2010-04-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2523-
dc.description.abstractIn order to compare Güenther ‟s prospects - Longitudinal Observation System for Educators (SOLE) - and Renzulli „s - Model of Revolving Doors (RDIM) – A program for identification of talented students was implemented in a school at a public university. 21 educators participated in the research and 393 students from fifth to eighth grade of elementary school and their parents. Intelligence tests, scales and questionnaires were employed for RDIM. In the case of SOLE was used only an observation guidelines for teachers. Only a small fraction of the talented students was appointmented by testing identifies. There were over nomination, especially by teachers. The RDIM is more inclusive than the SOLE and tends to cover more areas of high abilities. The academic and intellectual skills remain the most emphasized. The use of multiple criteria did not prevent from distortion of the traditional approach of identifying talents. Further studies, especially those who examine the evidence of validity of the instruments and with samples containing more representative of Brazilian students‟ population are recommended.pt_BR
dc.description.resumoPara comparar as perspectivas de Güenther – Sistema de Observação Longitudinal por Educadores (SOLE) – e de Renzulli – Modelo das Portas Giratórias (RDIM) –, implantou-se um Programa de Identificação de Estudantes Talentosos em um colégio de uma universidade pública. Participaram da investigação 21 educadores e 393 alunos do quinto ao oitavo ano do ensino fundamental, bem como os pais desses estudantes. Para o RDIM, empregaram-se testes de inteligência, escalas e questionários. No caso do SOLE, foi usado somente um roteiro de observação para professores. Constatou-se que a nomeação por testes identifica apenas uma parcela reduzida dos estudantes mais capazes. Houve sobrenomeação, especialmente no caso dos professores. O RDIM é mais inclusivo que o SOLE e tende a abarcar mais domínios de superdotação. As dotações acadêmicas e intelectuais continuam a ser as mais enfatizadas. O uso de múltiplos critérios não evitou que distorções da abordagem tradicional de identificação de talento ocorressem. Estudos adicionais, especialmente aqueles que analisem as evidências de validade dos instrumentos e que contem com amostras mais representativas da população de estudantes brasileiros, são recomendados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação psicoeducacionalpt_BR
dc.subjectInstrumentospt_BR
dc.subjectGiftednesspt_BR
dc.subjectPsychoeducational evaluationpt_BR
dc.subjectInstrumentspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleIdentificação de estudantes talentosos: uma comparação entre as perspectivas de Renzulli e Güentherpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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