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dc.contributor.advisor1Oliveira, Marcella Beraldo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1pt_BR
dc.contributor.referee1Kabengele, Daniela do Carmo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794385A6pt_BR
dc.contributor.referee2Thomaz, Fernanda do Nascimento-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5pt_BR
dc.creatorOliveira, Janine Neves de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8756085H4pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-26T20:16:26Z-
dc.date.available2016-09-26-
dc.date.available2016-09-26T20:16:26Z-
dc.date.issued2016-06-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2480-
dc.description.abstractThe present work aims to describe and analyze Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque and its members, by inserting them in the historical-anthropological discussion on race and racism in Brazil. Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque is a choral, dance and rhythm group, composed by black men and women in the city of Juiz de Fora/MG, whose foundation dates back to 1964. The lyrics performed by the Batuque refer to the slavery period and the afro-brazilians situation in the nacional society, cadenced by rhythms as the moans, the “samba de roda”, the “baião”, the “maxixe”, the “maracatu”, the “maculelê”, the “jongos”, among others. Specifically, this study presents an ethnographic analysis of Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque, seeking to reflect and understand how the group, in its entirety, and its members, in its particularities, present and stand before the Brazilian racial issue, from the observation of its presentations, stories, experiences, agenda. It was possible, therefore, to reach some conclusions. It is noticed that the Batuque, as a group, represents enslaved, through artistic performance and song lyrics, narrating periods of Brazilian history. In turn, its members are themselves heirs to the Brazilian and the Juizforano legacy, and, consequently, the effects of socio-cultural and historical conformation of the country and its locality. Also, we may notice a break of paradigms involving the group’s goals, as soon as its board changes from white people to black militants, reflection the black movement positions and strengthening the group’s commitment with the black cause.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa descrever e analisar o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e seus integrantes, inserindo-os na discussão histórico-antropológica sobre raça e racismo no Brasil. O Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva é um grupo de canto coral, dança e ritmo, composto por negros e negras da/na cidade de Juiz de Fora/MG, cuja fundação remonta ao ano de 1964. As letras das músicas executadas pelo Batuque referem-se ao período escravista e a situação do negro na sociedade brasileira, compassadas por ritmos, como os lamentos, os sambas de roda, o baião, o maxixe, o maracatu, o maculelê, os jongos, dentre outros. Especificamente, este estudo apresenta uma análise etnográfica do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, buscando refletir e compreender como o grupo, em sua totalidade, e seus integrantes, em suas particularidades, apresentam e se colocam perante a questão racial brasileira, a partir da observação de suas apresentações, histórias, vivências, agenda. Foi possível, assim, chegar a algumas conclusões. Percebe-se que o Batuque, enquanto grupo, representa escravizados, por meio da perfomance artística e das letras de música, narrando períodos da história brasileira. Por sua vez, seus integrantes são, eles próprios, herdeiros do legado do Brasil e de Juiz de Fora, e, consequentemente, dos efeitos advindos da conformação histórica e sociocultural do país e da localidade. Igualmente, nota-se uma ruptura de paradigmas envolvendo os objetivos do grupo, a partir do momento em que sua diretoria desloca-se de pessoas brancas para negros militantes, refletindo os posicionamentos do movimento negro atual e reforçando o compromisso do grupo com a causa negra.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBatuque afro-brasileiro de Nelson Silvapt_BR
dc.subjectRaçapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectNelson Silva’s Afro-Brazilian Batuquept_BR
dc.subjectRacept_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectRace relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.titleOs Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silvapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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