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dc.contributor.advisor1Lobo, Valéria Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766244E9pt_BR
dc.contributor.referee1Olender, Marcos-
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dc.contributor.referee2Dulci, Otavio Soares-
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dc.creatorBrandão, Ramon de Lima-
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dc.date.accessioned2016-09-13T15:38:57Z-
dc.date.available2016-09-09-
dc.date.available2016-09-13T15:38:57Z-
dc.date.issued2011-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2476-
dc.description.abstractIn 1956, the DKW Vemag car has brought to the daily life of Brazilian cities a new reality: the national car. Along with it came also new modes of relationship between car and public, until so accustomed to foreign cars, preferably American. There was a whole imaginary around the car that came from the early twentieth century, and that has been strengthened after the Second World War. In the government of Getulio Vargas, between 1951 and 1954, had began the drawing of the outline of the automotive industry in Brazil with the FNM - Fabrica Nacional de Motores, but it was from the Program Goals of Juscelino Kubitschek (1955 to 1960) that effectively had began the producing of cars in the country. The factors that would have determined the success of the national car passed through the history of the car until then, the predominant aesthetics in the period, business conveniences in the choice of models to be produced and the political and economic circumstances, besides the capacities of specialized media to create and disseminate favorable rewiews from the national car to the Brazilian public.pt_BR
dc.description.resumoEm 1956 chegava o automóvel DKW-Vemag trazendo ao cotidiano das cidades brasileiras uma nova realidade: o carro nacional. Junto com ele vinham também novos modos de relacionamento entre automóvel e público, até então habituado aos carros estrangeiros, preferencialmente norte-americanos. Havia todo um imaginário em torno do automóvel que vinha desde o início do século XX, fortalecido após a Segunda Guerra Mundial.. Já no governo de Getúlio Vargas, entre 1951 e 1954, começava a se desenhar o esboço da indústria automobilística no Brasil com a F.N.M. – Fabrica Nacional de Motores, mas foi a partir do Programa de Metas do governo Juscelino Kubitschek, de 1955 a 1960 que teve início efetivamente a produção de automóveis no país. Os fatores que teriam determinado o êxito do carro nacional transitariam entre a própria história do automóvel até então e a estética predominante no período, conveniências empresariais na escolha dos modelos a serem produzidos e as circunstâncias políticas e econômicas, além da capacidade da mídia especializada em automóvel em criar e divulgar opiniões favoráveis ao carro nacional junto ao público brasileiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarro nacionalpt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectIndústria automobilística brasileirapt_BR
dc.subjectNational carpt_BR
dc.subjectThe imaginarypt_BR
dc.subjectThe brazilian automotive industrypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleO automóvel no Brasil entre 1955 e 1961: a invenção de novos imaginários na era JKpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História (Dissertações)



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