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dc.contributor.advisor1Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Acacia Aparecida Angeli dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784792J1pt_BR
dc.creatorConti, Carolina Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4484854E8pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-13T12:49:03Z-
dc.date.available2016-09-13-
dc.date.available2016-09-13T12:49:03Z-
dc.date.issued2011-03-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2450-
dc.description.abstractStudying reading and writing comprehension is important both to promote additional means that facilitate this process and to provide new resources in order to cope with the difficulties in learning. Recent studies have investigated the role of metalinguistic abilities in reading and writing comprehension. Among the abilities within the metalinguistic awareness are the phonologic and morphologic awareness. The phonologic awareness can be defined as the ability to reflect upon the sounds that compose speech, while the morphologic awareness is the ability to reflect upon the morphemes that compose words and attribute meaning to them. Research in this area indicates that both abilities contribute to the acquisition and development of reading and writing. The current study has two goals: verify if the writing of different types of words is associated with different metalinguistic abilities; verify if there is a development in writing strategies. To this, it was carried out a research involving 132 regularly enrolled children in three public schools of Juiz de Fora between second and forth year. The tasks undertaken evaluated the phonologic and morphologic awareness, orthographic coding ability, writing ability and verbal memory. It was possible to see that writing is associated with both the phonologic awareness ability as well as, to a lesser degree, the morphologic awareness ability. Furthermore, it can be seen that with the advance of schooling, children acquire diffrent orthographic rules that compose the portuguese language.pt_BR
dc.description.resumoEstudar a aprendizagem da escrita é importante para promover meios adicionais capazes de facilitar este processo, além de criar novos recursos para lidar com as dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, estudos recentes tem investigado o papel das habilidades metalingüísticas, como a consciência fonológica e a consciência morfológica, no aprendizado da escrita. O presente estudo teve dois objetivos: investigar se a escrita de diferentes tipos de palavras está associada a diferentes habilidades metalinguísticas; investigar se existe um desenvolvimento nas estratégias de escrita. Participaram 132 crianças, de ambos os sexo e entre 6 e 11 anos de idade, regularmente matriculadas em 3 escolas públicas da cidade de Juiz de Fora. Desses estudantes 30 (22,7%) crianças freqüentavam o segundo ano, 51 (38,6%) o terceiro ano e 51 (38,6%) o quarto ano. Para avaliar a consciência fonológica e morfológica foram utilizados respectivamente o Roteiro de avaliação de consciência fonológica (Santos, 1996) e as tarefas de Analogia Gramatical - Morfologia Flexional (Mota, 1996 adaptada de Nunes, Bidman & Bryant, 1997) e Derivacional (adaptada de Nunes, Bidman & Bryant, 1997). As habilidade de codificação ortográfica foram testadas mediante o ditado experimental de palavras (adaptada de Correa, 2008), que continha palavras regulares, palavras com regras contextuais, palavras com regras morfossintáticas e palavras cuja morfologia é ambígua, além do TDE: subteste de escrita, para medida de escrita de palavras isoladas. Também foi utilizado o WISC III: subteste de dígitos como medida de controle. Foi possível perceber que a escrita está associada tanto a habilidade de consciência fonológica como também, deforma mais restrita, à habilidade de consciência morfológica. Essas análises permitem constatar que no Português do Brasil, tanto a consciência fonológica como a morfológica são recursos importantes para a escrita. Além disso, pode-se verificar que com o avanço na escolarização as crianças se apropriam de diferentes regras ortográficas que compõe a língua portuguesa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades metalinguísticaspt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMetalinguistic abilitiespt_BR
dc.subjectMorphologic awarenesspt_BR
dc.subjectPhonologic awarenesspt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleA relevância da consciência metalingüística na ortografia de palavras morfologicamente complexas na língua portuguesapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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