Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2433
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
karencristinaalveslamas.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Barbosa, Altemir José Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792956Y8pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Nara Liana Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720560D5pt_BR
dc.contributor.referee2Noronha, Ana Paula Porto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700395T6pt_BR
dc.creatorLamas, Karen Cristina Alves-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242507A4pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-09T10:49:02Z-
dc.date.available2016-09-08-
dc.date.available2016-09-09T10:49:02Z-
dc.date.issued2011-10-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2433-
dc.description.abstractThe students with characteristics of giftedness and talent (G&T) generate personal and social benefits when they turn their superior ability into occupational skills. In so doing, they need to make career choices that increase the possibility of academic and professional success and exploits of his top potential. Drawing upon Social Cognitive Theory of Career Development and Differentiated Model of Giftedness and Talent, this study aims to compare personal, contextual, and experiential factors that might affect the behavior of career choice of students with and without characteristics of G&T throughout High School. The sample comprised 275 adolescents of both sexes. The participants answered a questionnaire on socioeconomic, educational and intentions regarding career choice variables and four instruments to assess career interests, selfefficacy for occupational activities, self-efficacy to career choice and outcome expectations/values. Adolescents with G&T (9.1%) most often engage in extracurricular activities that stand out in certain dimensions of the investigated socio-cognitive variables and, mostly, among participants who have higher levels of these. As for the development of these cognitions, the target group showed levels of professional interests and beliefs of self-efficacy higher than their peers since the start of High School. Regarding the values, however, discrepancy was detected only in the last series. The findings of this research can contribute to understanding the occupational development of G&T students and mainly provide support for planning and implementing interventions in the field of occupational guidance appropriated for this group and other students.pt_BR
dc.description.resumoOs estudantes com características de dotação e talento (D&T) geram benefícios pessoais e sociais quando transformam suas capacidades superiores em habilidades ocupacionais. Para tanto, precisam efetuar escolhas profissionais que elevem a possibilidade de sucesso acadêmico e profissional e que permitam usufruir de seu potencial superior. Com base na Teoria Sociocognitiva para o Desenvolvimento de Carreira e no Modelo Diferencial de Dotação e Talento, compararam-se fatores pessoais, contextuais e experiências que afetam o comportamento de escolha profissional de estudantes com e sem características de D&T ao longo do ensino médio. A amostra foi composta por 275 adolescentes de ambos os sexos. Os participantes responderam a um questionário com variáveis socioeconômicas, educacionais e referentes às intenções de escolha profissional. Além, responderam a mais quatro instrumentos que avaliam interesses profissionais, autoeficácia para atividades ocupacionais, autoeficácia para escolha profissional e expectativas de resultado/valores. Verificou-se que os adolescentes com D&T (9,1%) participam mais frequentemente de atividades extraescolares, sobressaemse em determinadas dimensões das variáveis sociocognitivas investigadas e estão, em sua maioria, entre os participantes que possuem níveis mais elevados dessas. Quanto ao desenvolvimento dessas cognições, o grupo alvo apresentou níveis de interesses profissionais e crenças de autoeficácia mais elevadas que os pares desde o início do ensino médio. Porém, quanto aos valores a diferença ocorreu apenas no segundo e no terceiro ano. Os resultados desta investigação podem contribuir para a compreensão do desenvolvimento ocupacional dos estudantes com características de D&T e principalmente fornecer subsídios para o planejamento e a implementação de intervenções no campo da orientação profissional adequadas para este grupo e para os demais estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSuperdotadospt_BR
dc.subjectEstudantes de ensino médiopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectEscolha profissionalpt_BR
dc.subjectGiftedpt_BR
dc.subjectHigh school studentspt_BR
dc.subjectProfessional developmentpt_BR
dc.subjectOccupational choicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleDesenvolvimento ocupacional de estudantes com características de dotação e talentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.