Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2422
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
patriciagoncalvesdaconceicaorossini.pdf1.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Leal, Paulo Roberto Figueira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739186U3pt_BR
dc.contributor.referee1Aldé, Alessandra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796590E3pt_BR
dc.creatorRossini, Patrícia Gonçalves da Conceição-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4474719D7pt_BR
dc.date.accessioned2016-09-06T14:48:54Z-
dc.date.available2016-09-05-
dc.date.available2016-09-06T14:48:54Z-
dc.date.issued2013-02-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2422-
dc.description.abstractThis thesis seeks to understand how relationships mediated by Facebook can influence the electoral decision-making processes of its users, based on a case study of the 2012’ elections in Juiz de Fora. We present an approach of social network sites as cognitive niches, which implies that they are structured spaces filled with artifacts that provide the citizen with amplified social habilities. Given that social networks and information are influential variables for political decision making, our goal is to understand in which ways the exposure to information and interaction in these digital environments can affect the electoral preference formation of the citizens from Juiz de Fora. This research leads to the conclusion that the use of social network sites dramatically affects the way citizens access and are exposed to political information through their social ties. We conclude that the habit of coupling these tools for everyday cognitive processes – related or not to political information gathering - may influence political decision making.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga de que forma as relações sociais mediadas pelo Facebook podem influenciar a decisão eleitoral de seus usuários, a partir do estudo do caso específico das eleições 2012 em Juiz de Fora. Apresentamos uma abordagem das redes sociais sob a ótica das tecnologias cognitivas, que sugere que tais ferramentas podem ser descritas como nichos cognitivos dotados de artefatos cujo acoplamento provê o cidadão de competências sociais inéditas ou ampliadas. Considerando-se que as relações sociais e o acesso à informação são variáveis que influenciam a decisão do voto, o objetivo é compreender de que maneira a exposição à informação e a interação nesses ambientes podem afetar a escolha eleitoral dos cidadãos juizforanos. A pesquisa permite concluir que o uso de redes sociais digitais afeta substancialmente a maneira como os cidadãos acessam e são expostos à informação política por meio de seus laços sociais, motivo pelo qual acreditamos que o acoplamento cotidiano dessas ferramentas cognitivas – seja para fins de busca de informação política ou não - poderá influenciar processos de tomada de decisão eleitoral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação políticapt_BR
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectComportamento eleitoralpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCognição distribuídapt_BR
dc.subjectPolitical communicationpt_BR
dc.subjectElectionspt_BR
dc.subjectElectoral behaviorpt_BR
dc.subjectSocial network sitespt_BR
dc.subjectDistributed cognitionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleO uso de sites de redes sociais e o comportamento eleitoral a influência do facebook na decisão do voto nas eleições 2012 em Juiz de Forapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.